«O Senhor deposita em nós as sementes da sua Palavra e da sua graça», afirma o Papa

Francisco refletiu sobre o Evangelho deste Domingo e lembrou que Deus, “como um bom Pai”, cuida de todos e “espera boas obras”

O Papa Francisco afirmou hoje que Deus “deposita em nós as sementes da sua Palavra e da sua graça, sementes boas e abundantes, e depois, sem nunca deixar de nos acompanhar, espera pacientemente”.

“O Senhor continua a cuidar de nós, com a confiança de um Pai, mas dá-nos tempo - o Senhor é paciente - para que as sementes se abram, cresçam e se desenvolvam até darem frutos de boas obras. E isto porque Ele quer que nada se perca no seu campo, que tudo chegue à plena maturidade; quer que todos nós possamos crescer como espigas cheias de grãos”.

Antes da oração mariana do Ângelus o Papa recordou o evangelho deste XII Domingo do Tempo Comum, que traz à reflexão “a imagem da semente” para falar do Reino de Deus.

“Jesus usa várias vezes esta comparação e hoje fá-lo convidando-nos a refletir em particular sobre uma atitude importante ligada à imagem da semente, que é a expetativa confiante”, lembrou Francisco.

Aos fiéis, que a ele se reuniram na praça de São Pedro, o Papa aprofundou o tema da confiança para que “os rebentos brotem da terra e cresçam” para que a colheita seja “abundante”.

“O Senhor ensina-nos também a semear o Evangelho com confiança onde estamos, e depois a esperar que a semente lançada cresça e dê fruto em nós e nos outros, sem desanimar e sem deixar de nos apoiarmos e ajudarmos uns aos outros, mesmo quando, apesar dos nossos esforços, parece que não vemos resultados imediatos”.

Consciente da dificuldade da transmissão do Evangelho nos dias de hoje o Papa Francisco deixou o desafio aos crentes sob a forma de questões para reflexão.

“Deixo semear a Palavra em mim? Semeio com confiança a Palavra de Deus nos ambientes em que vivo? Sou paciente na espera, ou desanimo por que não vejo resultados imediatos? Sou capaz de confiar tudo serenamente ao Senhor, dando o meu melhor para anunciar o Evangelho?”, completou.

Imagem: Arquivo

Educris|16.06.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades