Publicações: Mesa redonda apresenta livro «Religião, Identidade e Território»

Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa acolhe iniciativa

O Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (UCP-CITER), em parceria com a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), organiza, no próximo dia 23 de março, pelas 18h00, uma mesa-redonda de apresentação do livro «Religião, Identidade e Território».

A obra, último volume da Coleção «Estudos de Religião», uma série coordenada pelo CITER, dá a conhecer “a complexidade própria das áreas metropolitanas” e o seu impacto “nos diversos processos de construção das identidades”.

“A nossa relação com o território tem conhecido uma notória complexificação. Vivemos o fim do tempo da territorialidade local compacta, situação em que era possível encontrar imediatamente, para cada pessoa, objeto ou acontecimento, uma rede estável de significação referida a um lugar”, refere Alfredo Teixeira, na introdução da obra.

Com ensaios de Margarida Franca, Helena Vilaça, Steffen Dix, Jorge Botelho Moniz, José Pereira Coutinho e do próprio Alfredo Teixeira, a obra debruça-se sobre “ o impacto da Área Metropolitana de Lisboa na configuração das metamorfoses do religioso na sociedade portuguesa, e integra essa discussão no plano mais amplo das dinâmicas globais”.

“Os contextos metropolitanos apresentam-se, afinal, como o principal laboratório para a observação de uma mudança cultural de amplas dimensões — a passagem da geografia dos universos estáveis ao pluriverso dos mapas interculturais”, completa.

A entrada é livre

Educris|17.03.2023

 

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades