0 / 0

Fátima organiza exposição sobre o Rosário

Nova exposição temporária convida peregrinos a refletir sobre o “Rosário como caminho para a paz”

O Santuário de Fátima apresenta, no próximo dia 26 de novembro, a exposição temporária «Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória», sobre o Rosário como caminho para a paz. A mostra, que se vai manter até outubro de 2024, enquadra-se no tema do próxim ano pastoral, que se realiza "sob o lema Maria levantou-se e partiu apressadamente".

"Queremos proporcionar uma reflexão sobre uma das dimensões mais estruturantes da mensagem de Fátima: rezar o terço para alcançar a paz”, explica Marco Daniel Duarte, em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS pela sala de imprensa do Santuário de Fátima.

No ano em que se assinalamos 20 anos da publicação da Carta Apostólica sobre o Rosário- Rosarium  Virginis Mariae-, escrita por João Paulo II em 2002, o Santuário quer destacar o valor e o sentido da oração do rosário "num mundo assolado pela guerra".

"Num mundo assolado pela guerra, o tema pareceu-nos da maior pertinência, ainda para mais em ano de Jornada Mundial da Juventude. Os jovens que visitarem Fátima vão ter a oportunidade de desenvolver uma reflexão sobre esta oração que, segundo os três videntes, foi pedida pela Mãe de Deus, em 1917", desenvolve o Comissário e diretor do Museu do Santuário.

A mostra contempla obras originais e propositamente criadas para esta exposição, com destaque para peças de Ana Bonifácio, Ana Lima-Netto,, Joana Vasconcelos ou Emília Nadal, entre outros.

“A linguagem do terço está longe de estar esgotada e, ao contrário do que à primeira vista possa parecer, coaduna-se com os valores da contemporaneidade, sobretudo no que se relaciona com os conceitos de contemplação que os tempos atuais exigem”, completa Marco Daniel Duarte.

A sessão pastoral da jornada de abertura será transmitida em direto em www.fatima.pt, no canal Youtube e na página do Facebook do Santuário, a partir das 15h30.

Educris|21.11.2022




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades