Lisboa: «A defesa dos oceanos a partir da fé» na conferência dos Oceanos

Iniciativa vai contar com contributo de missionários e religiosos de todo o mundo para analisar o futuro dos oceanos, num diálogo a partir da fé

As Nações Unidas, com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia, acolhem, de 27 de junho a 1 de julho, a Conferência dos Oceanos da ONU, em Lisboa.

A iniciativa pretende “contribuir para a implementação do objetivo de desenvolvimento sustentável 14 «Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável», um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecidos pelas Nações Unidas, em 2015.

“Os oceanos desempenham um papel crítico e vital na proteção da saúde do nosso planeta. Fornecem oxigénio e alimentos, controlam o clima, absorvem o excesso de emissões de carbono e ajudam a mitigar os impactos das alterações climáticas”, afirma a organização em comunicado.

A iniciativa, que decorre no pavilhão Altice Arena, vai contar “com delegações de líderes das Nações Indígenas, jovens, líderes Episcopais e missionários da Oceânia, Ásia, América do Norte, África e Europa” e espera “contribuir para o diálogo a partir da perspetiva da fé”.

Rezar pelos oceanos: O Papel das religiões na conservação da Casa Comum

A 26 de junho a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, em Lisboa, acolhe a celebração eucaristia com o intuito de “rezar pelos Oceanos enquanto comunidade de fé”.

A 28 de junho, a partir das 18h30, o Colégio Pedro Arrupe, na zona do Parque das Nações, em Lisboa, acolhe a conferência «Oceania Talanoa: Faith, Indigenous, and Nature’s Moana Shaping and Safeguarding Innovations of the Sea».

“Queremos escutar histórias e preocupações da bioregião única que é a Oceânia, amplificando as vozes dos mais vulneráveis e partilhando ideais para a ação”, desenvolve a organização.

Participam na sessão D. Peter L. Chong, presidente da FCBCO e arcebispo de Suva, nas ilhas Fiji; o cardeal Sir John Ribat, da arquidiocese de Port Moresby, na Papua Nova Guiné; Pedro Walpole SJ – presidente do Institute of Environmental Science for Social Change; River Above Asia/Oceania Ecclesial Network, das Filipinas; Theresa Ardler, diretora da Gweagal Cultural Connections, Austrália, entre outros, com a moderação a cargo de Amy Echeverria, co-coordenadora da Taskforce de Ecologia, Comissão COVID do Vaticano e coordenadora Internacional da JPIC – Sociedade Missionária de S. Columbano, dos Estados Unidos da América.

Educris|26.06.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades