Papa reafirma «missão insubstituível» do Catequista (C\vídeo)

Após a instituição do ministério de Catequista, Francisco reza por todos que na Igreja "são catequistas" e pede "bons catequistas, acompanhantes e pedagogos"

No último Vídeo Papa, do ano de 2021 o Papa Francisco confia à Igreja Católica, por meio da Rede Mundial de Oração do Papa, a intenção de oração pelos catequistas.

“Ser catequista significa que a pessoa ‘é catequista’, e não que ‘trabalha como catequista’. É todo um modo de ser , e são necessários bons catequistas que sejam, ao mesmo tempo acompanhantes e pedagogos”, afirma.

Na intenção para este mês de dezembro, o Papa pede “pessoas criativas que anunciem o Evangelho, que o anunciem, não com timidez ou com barulho, mas sim com a sua vida, com mansidão, com uma linguagem nova e abrindo novos caminhos”, deseja no vídeo com cerca de dois minutos.

Lembrando que “em tantas dioceses, em tantos continentes, a evangelização está fundamentalmente nas mãos de um catequista”, o Papa convida a “dar graças” por “tantos catequistas, homens e mulheres” que vivem “este entusiasmo interior ao serviço da Igreja”.

“Rezemos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que a testemunhem com coragem, com criatividade, com a força do Espírito Santo, com alegria e com muita paz”, conclui.

Um exemplo de linguagem nova para a catequese é O Vídeo do Papa deste mês, que mostra catequistas e jovens trabalhando em um mural. Com sprays e tintas, dezenas de crianças e adolescentes – acompanhados por seus catequistas – ajudam o artista italiano Paolo Colasanti (em estilo Gojo) a reproduzir uma versão criativa da cena do lava-pés numa parede do oratório da paróquia romana de Nossa Senhora de Coromoto.

Educris|30.11.2021

Iniciar em 0:16

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades