«Ser voluntário» e «acolher jovens» em família é desafio

Organização portuguesa apela à generosidade das famílias e de novos voluntários

A menos de 70 dias do início da etapa portuguesa da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, o Comité de Organização Local (COL) apela à generosidade das famílias portuguesas para o acolhimento dos jovens peregrinos que participam no encontro.

“Para que possamos acolher todos da melhor forma, vamos ter peregrinos alojados em Lisboa, Setúbal e Santarém. Precisamos do contributo generoso e fundamental das famílias destas dioceses, para que possam acolher nas suas casas 2 (ou +) peregrinos”, afirma D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, numa carta enviada hoje ao EDUCRIS.

Voluntários precisam-se

A organização portuguesa, que ainda recentemente deu conta de mais de 600 mil jovens já inscritos, vai organizar, no próximo dia 30 de maio, pelas 21h15, uma sessão de esclarecimento sobre “os voluntários centrais e como inscrever”, numa altura em que ainda se procuram mais jovens para este serviço vital à organização da JMJ.

“Os interessados podem inscrever-se AQUI e apresentar as suas questões numa sessão online para todos os jovens de dioceses de não acolhimento”, refere a nota.

Em janeiro passado o próprio Papa Francisco dirigiu-se, num vídeo, às famílias desafiando-as ao acolhimento e mostrando-lhes o bem que isso significa para quem participa.

“Vocês recebem jovens de todos os lados. Parece algo muito pequeno, porque são um, dois jovens, em cada família, mas o universo cultural vai entrar na casa de cada um e vai sair, neles, com a sua experiência... A isto chama-se universalizar, abrir-se ao horizonte. Obrigado pelo que fazem: vai ser incómodo, para vocês, implica trabalho, mas vai ser uma sementeira de universo, de olhar para lá do horizonte, além dos nossos pequenos limites, pequenas fronteiras – geográficas, culturais ou espirituais””, afirmou na ocasião.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Educris|24.05.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades