«O respeito pela dignidade de cada um é marca que atrai», Alexandra Marques

Diretora pedagógica do Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra, diz que mensagem dos bispos às escolas católicas representa um “desafio” e tem a marca da “confiança e sinodalidade”

A professora Alexandra Margarida Sá Marques disse hoje ter recebido a «Mensagem às Escolas Católicas a propósito dos 25 anos da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC)»,  como um “alerta e um desafio” às instituições de ensino católico de Portugal.

“Vemos esta mensagem como um alerta, um desafio ao bem fazer no dia a dia das instituições, a partir do legado que nos foi deixado e com grande esperança perante este novo mundo que em cada dia se vai alterando”, afirmou.

Ao EDUCRIS a diretora pedagógica desta instituição de ensino com 123 anos, destaca da mensagem “a grande confiança que é depositada nos leigos” e no trabalho que “diariamente se desenvolve nas escolas católicas”.

“Este texto compromete-nos com o ideário e projeto educativo que abraçamos ao estarmos a trabalhar numa escola católica. Somo-lo a partir de um projeto diferenciado de outras formas de ensino. Aqui promovemos diariamente um profundo respeito pela dignidade da Pessoa Humana, feita à imagem e semelhança de Deus”, desenvolve.

Atualmente o Colégio, fundado por Ana Maria Javouhey, religiosa francesa nascida em Borgonha, regista “grande procura” que a responsável associa “mais aos valores e ao modo como trabalhamos” do que “ao estado em que está a escola dita pública”.

“A educação próxima, personalizada, o acompanhamento que fazemos de alunos e de todos os que aqui trabalham, atrai. Aqui procuramos que o ‘saber o nome’ de cada aluno seja isso mesmo: conhecer cada um na sua especificidade, e no respeito pela dignidade inerente. E isso trai”, afirma.

Identidade da escola católica: Uma marca presente e diária

Num momento em que as Escolas Católicas, por toda a europa, debatem a necessidade de aprofundar “a identidade” Alexandra Marque não tem dúvidas de que a “marca católica tem de estar presente no dia a dia” e sustenta que “não são apenas as congregações religiosas que diminuem as vocações”.

“A identidade não pode ficar apenas no ideário. Tem de estar refletida no plano pedagógico e pastoral. Aqui na escola temos a bênção de ter herdado um carisma profundo da nossa fundadora sempre preocupada com a formação dos nossos alunos, no acompanhamento das famílias e no exemplo do educador”.

No Colégio Rainha Santa Isabel todos os dias “a escola pára para um tempo de silêncio em tempos de correria”.

“Queremos educar os nossos alunos para esta dimensão interior de cada um. Aí podemos escutar a voz do silêncio e é também aí que Deus fala”, especifica.

Todas as semanas os professores e educadores tem “sessões formativas de espiritualidade, interioridade e pedagogia” de modo a estarem mais bem preparados “para responder aos diversos desafios”.

“Trabalhamos a interioridade, e temos muitas atividades da pastoral, com encontros de reflexão por ano letivo, a dinâmica de ‘uma hora com Jesus, onde as famílias tomam parte, e um dia em que celebramos o legado da nossa fundadora a irmã Ana Maria Javouhey”.

Num momento de escassez de professores em todas as escolas a diretora alegra-se “pelo corpo docente estável”, fruto “do trabalho da irmã maria da Glória que sempre teve uma preocupação grande de colocar aqui pessoas com formação católica bastante consistente”.

“Temos oração comunitária diariamente, como docentes. Cumprimentamo-nos e levamos esta alegria aos nossos alunos. Formamos comunidade e família”, considera.

No presente a preocupação passa “pela seleção e recrutamento” de professores que tenham “para lá da competência pedagógica” este modo cristão de olhar a vida e o mundo.

“Temos uma preocupação cada vez maior no recrutamento porque os católicos não abundam. Não são apenas as congregações com falta. A sociedade tem falta de católicos enraizados numa época de muita oferta. Penso que necessitamos, ainda, de desenvolver esta questão das diferentes vocações nos crentes”, completa.

Educris|10.05.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades