Noruega: Escolas Católicas analisam contributo do cristianismo na definição do Humano

Iniciativa antecede a Assembleia-Geral e conta com participação portuguesa

«What is a human being? - The importance of a Christian humanism for education» [ndr: O que é o Ser Humano? – A Importância do Humanismo Cristão para a Educação», é o tema do seminário que se realiza hoje em Bergen, na Noruega, e que congrega responsáveis pelas Escolas Católicas de toda a Europa.

“Numa sociedade atravessada por tantas ideologias que parecem subvalorizar a vida e a pessoa humana, e em que os algoritmos parecem vencer a inteligência humana” a iniciativa aborda “a importância do humanismo cristão para a educação”.

“No quadro atual a educação cristã pode funcionar como ‘contracultura’, procurando ir à nascente e não se deixar arrastar pela corrente”, explica ao EDUCRIS Jorge Cotovio, secretário-geral da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC).

Num momento em que todo o mundo se multiplica em ações sobre a evolução da inteligência artificial (IA), este responsável sustenta que é importante uma reflexão profunda sobre o tema de modo que a IA “não colida com o ser humano, mas o ajude a ser mais humano”.

A iniciativa, para além das conferências principais, conta com vários painéis simultâneos com temas como «Ensinar o cristianismo aos adolescentes»; «As migrações e os desafios à educação católica»; «As liberdades de ensinar e aprender» ou «Como manter a identidade católica numa sociedade laica».

O Seminário sobre «O que é o Humano» antecede a 102ª Assembleia Geral do Comité Europeu da Escola Católica. O nosso país faz-se representar por Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), Fernando Magalhães presidente da APEC e Jorge Cotovio, secretário-geral desta organização que congrega as escolas católicas em Portugal.

Educris|25.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades