Fátima acolhe «V Jornada Pedagógica» das Escolas Católicas

Iniciativa realiza-se na próxima sexta-feira, dia 1 de julho, em Fátima

«Uma Avaliação Pedagógica ao Serviço do Desenvolvimento Humano» é o tema da V Jornada Pedagógica que a Associação portuguesa de Escolas Católicas (APEC) promove em parceria com a Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), da Universidade Católica, pólo do Porto, e a colaboração do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

“Queremos, com esta ação formativa, ajudar a clarificar o sentido humanista da avaliação pedagógica, enumerando práticas de avaliação pedagógica promotoras de aprendizagem, e sistematizando princípios, técnicas e instrumentos de avaliação ao serviço do desenvolvimento humano”, lê-se na nota enviada hoje ao EDUCRIS.

A sessão de abertura, que decorre no Centro de Estudos de Fátima, inicia-se às 9h30, com a intervenção de Fernando Magalhães, presidente da APEC, Fernando Moita, diretor do SNEC, e Diana Soares, da FEP.

Idília Cabral apresenta, pelas 10h00, o tema «Uma avaliação ao serviço do desenvolvimento humano”. Segue-se um debate, com moderação do secretário-geral da APEC, Jorge Cotovio.

Às 11h30 são apresentadas “boas práticas” em avaliação com um painel composto por Pedro Bairrada, do Externato Marista de Lisboa; Cláudio Barroca, do Colégio de São Miguel, em Fátima e a Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, com o programa MAIA. A moderação vai estar a cargo de Diana Mesquita da FEP.

Após o almoço nova mesa-redonda sobre «práticas [inovadoras] de avaliação das (e para as) aprendizagens», que conta com a participação de Cláudia Vicente, do Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa; o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, representado por Cesário Silva e de Coimbra, o Colégio da Rainha Santa Isabel, Coimbra, com o professor João Oliveira. A moderação está a cargo de José Matias Alves da FEP.

Pelas 16h00 o professor Joaquim Azevedo, da FEP, faz “o comentário da jornada”. Os trabalhos encerram com a intervenção do padre Carlos Carvalho sj, em representação da APEC.

Educris|27.06.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades