«Liberdade XPTO: Uma Revolução» levou a Lisboa alunos da região autónoma da Madeira

Região participou ativamente na final nacional que decorreu no Externato Marista em Lisboa

O concurso «Liberdade XPTO» animou alunos de todas as regiões de Portugal a refletir sobre o tema da liberdade a partir dos conteúdos e aprendizagens da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

Da região autónoma da Madeira estiveram em Lisboa nove alunos do 2º ciclo ao ensino secundário.

“Aceitámos o desafio e quisemos que fosse uma atividade representativa da região. A final diocesana aconteceu em Porto Santo e viemos a Lisboa com três equipas, uma por cada escalão”, adiantou na ocasião Diva Fernandes do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese do Funchal.

Para a responsável o «Liberdade XPTO: Uma Revolução» permitiu aprofundar a certeza de que “a religião é, antes de tudo o resto, verdadeira liberdade e nunca uma prisão” e isso “é uma mensagem importante para os termos nas nossas salas de aula”.

Da ilha de Porto Santo o aluno Gonçalo Brochado disse que as várias fases do concurso lhe permitiram “aprender coisas sobre o 25 de abril que não fazia ideia”.

A terminar o 9º ano de escolaridade o aluno considera que a EMRC o ajudou “a crescer nos valores morais e pessoais, na inter-relação com os outros” e a aprender modos de “ajudar os outros, o que hoje é muito importante”.

Francisca, da mesma ilha, alinha do discurso do colega e considera que “reconhecer e aprender mais sobre o que tornou o nosso país livre é fundamental”.

Já Manuel Almada destaca “os que lutaram pela liberdade no nosso país” e o modo “como toda a luta decorreu na busca pelo bem comum”.

As alunas do 2º ciclo, Ana Raquel, Kiara e Maria Luís, do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, Penela, bem como Mariana Sampaio e Maria Leonor Gonçalves, alunas do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, Vila do Conde, e Carolina Barata e Mariana Fernandes, alunas do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, em Aveiro, foram as grandes vencedoras do concurso interdiocesano «Liberdade XPTO – Uma Revolução».

A iniciativa, nascida no Porto, reuniu mais de cinco centenas de participantes, de 19 dioceses do país em três escalões de competição aprofundando “os conteúdos e as aprendizagens próprias da disciplina e Educação Moral e Religiosa Católica.

Educris|25.06.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades