Albergaria-a-Velha: Projeto desafiou alunos a sonhar «Cidades moralmente sustentáveis» (C/vídeo)

Iniciativa foi realizada no Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha pelos alunos do 10º ano

Os alunos inscritos em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola secundária de Albergaria-a-Velha foram “desafiados a repensar, a partir das aprendizagens desenvolvidas nas unidades 1 (sobre Política), 2 (dedicada aos valores e ética do cuidado) e 3 (centrada na reflexão sobre a economia à luz da ideia do desenvolvimento integral), o mundo, as sociedades, as nossas ‘cidades’”.

“Pensámos em desafiar os nossos alunos a uma reflexão sobre ‘cidades moralmente sustentáveis’, onde os valores da justiça, da verdade, da liberdade e da paz se configurassem como fundamentais”, explica ao EDUCRIS professor Luís Silva.

Partindo de princípios como o “bem comum; destino universal dos bens; a subsidiariedade; participação”, ou o a “solidariedade, fermentados pela nota única que EMRC traz à escola – o valor do amor que acolhe o outro na sua unicidade e singularidade”, os alunos criaram novas soluções para antigos problemas.

“Ao longo do segundo semestre os alunos olharam para o nosso mundo e pensaram que ele pode ser melhor. Conceberam, por isso, novos serviços e novas formas de os ‘velhos’ serviços serem concretizados”.

Nas cidades criadas “há um sonho que clama por tornar-se realidade” e onde “a liberdade é fonte de encontro e não de individualismo”, completa.

Educris|17.06.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades