Lisboa acolhe final interdiocesana do concurso «Liberdade XPTO: Uma revolução»

Iniciativa, surgida na Diocese do Porto, chegou a mais de cinco centenas de alunos de 12 dioceses

Dia 7 e 8 de junho a cidade de Lisboa vai acolher a final interdiocesana do concurso «Liberdade XPTO: Uma revolução».

“Vamos contar com quase uma centena de alunos e trinta professores para a grande final de uma iniciativa que tendo nascido no Porto depressa chegou a quase todas as dioceses de Portugal”, explica ao EDUCRIS o professor Carlos Meneses Moreira, coordenador da iniciativa.

O programa da grande final conta com “uma visita ao Cristo Rei, em Almada”, bem como com um passeio “pelos jardins do Palácio Presidencial”, em Belém e a entrada no Museu da Presidência.

“Este concurso nasceu da ideia de cinco docentes de EMRC da diocese do Porto inspirados pelo legado de liberdade de D. António Ferreira Gomes que foi alguém que lutou em ditadura para a instituição de uma sociedade democrática, livre e que perseguisse o bem comum”, recorda o diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) da Diocese do Porto.

Integrado na dinâmica da disciplina de Educação Moral e Religosa Católica, que recentemente celebrou a Semana Nacional com mais de sete dezenas de atividades em todo o país, o «Liberdade XPTO: Uma revolução» permitiu, ao longo do ano letivo, o aprofundamento “da temática da liberdade presente no programa e manuais da EMRC”.

“Estamos a celebrar os 50 anos do 25 de abril e surgiu, aqui nas escolas do Porto, a ideia de levar este tema aos alunos, de modo lúdico, através do aprofundamento de um conjunto de conteúdos, fundamentais da própria disciplina, e que se interligam com a Liberdade”, desenvolve.

Para a noite de hoje, no Externato Marista de Lisboa, os alunos vão realizar “a grande final”, seguida de entrega de prémios e diplomas.

“Houve a preocupação de radicar as questões nas aprendizagens sociais de todos os anos de modo progressivo, lúdico, para que os alunos possam integrar, transferir e mobilizar conhecimento que é o grande desiderato do Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”, completa o responsável.

O concurso «Liberdade XPTO: Uma revolução» conta com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Educris|07.06.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades