Évora: «A EMRC é a disciplina da Liberdade», afirma D. Francisco Senra Coelho

Redondo acolheu o XXI Encontro Arquidiocesano dos Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica

A vila de Redondo, no distrito de Évora, acolheu, na passada terça-feira a 31ª edição do Encontro Arquidiocesano de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

Sob o lema «EMRC, com o lema “Moral Transforma-me» a iniciativa contou com a participação de mais de dois mil e quinhentos alunos que escutaram o arcebispo de Évora reafirmar a ideia de que a escolha de EMRC é uma afirmação de “liberdade”.

“Lembro que a EMRC é uma opção livre, porque se trata de uma escolha. Todos estes jovens e adolescentes fizeram uma opção livre, pois a EMRC não é uma disciplina obrigatória, mas opcional. É a disciplina da liberdade, por isso faz a diferença”, disse.

Sublinhando o tema da iniciativa D. Francisco Senra Coelho sustentou que a ‘moral’ transmite “energia, alegria e vitalidade” a quem a frequenta pois advém “de uma outra Moral, que é a dimensão do coração, a luz interior, o horizonte que enxergamos com o nosso olhar”.

“Por isso é importante ter Moral e fazer com que a nossa vida se apoie nos grandes valores humanos e cristãos, os quais são para nós uma âncora e uma bússola, para que possamos dizer ‘estou com a minha moral fixe e forte’”, exortou.

No Coliseu do Redondo o Arcebispo de Évora lembrou que “a EMRC está viva e recomenda-se” e exortou toda a Igreja da região a “preparar professores, porque há escolas que não têm docentes”.

“Ao mesmo tempo o Ministério da Educação, os agrupamentos escolares, têm obrigação de ouvir esta recomendação destes jovens que na sua cidadania têm direito ao que pedem, por isso, para merecerem a designação de excelência e competência profissional não podem claudicar nas suas responsabilidades não só de permitir, mas de promover a liberdade de escolha a todos os alunos”, desenvolveu.

Para ao prelado a EMRC é fundamental na formação das novas gerações por que “proporciona um importante enriquecimento cultural não só sobre o cristianismo, mas também sobre todas as religiões, sobre o fenómeno religioso em si e sobre os grandes valores e direitos da pessoa humana”.

“É uma mais-valia na formação global das novas gerações”, concluiu.

A XXXI edição do Encontro Arquidiocesano de Alunos de EMRC contou ainda com momentos musicais, de reflexão, teatro e coreografias diversas.

Imagem: Arquidiocese de Évora

Educris|25.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades