Encontro reforça importância da disciplina desde o 1.º ciclo (c/áudio)

XXI Encontro Nacional da disciplina sublinhou importância de uma educação para os valores desde a infância

D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) afirmou hoje que a “aposta da disciplina no 1ºciclo” se prende com a consciência de que este ciclo funciona como que “as raízes da EMRC no sistema educativo português”.

“Quando os alunos do 1º ciclo começam a ter esta disciplina e a educação para os valores, a partir dos valores cristãos, torna-se mais fácil a adesão noutros graus de ensino”, apontou.

Para o prelado, que está a terminar um mandato de 6 anos à frente da CEECDF, “a educação começa nos mais pequenos e o que pudermos ajudar a dar bases mais tarde vem a manifestar-se”.

“Esta concentração de quase 5 mil alunos dá-nos uma visão de uma vitalidade da disciplina nas nossas escolas, não obstante os constrangimentos e dificuldades dos horários. Quando temos milhares de alunos diz-nos que a educação para os valores, é possível nos tempos de hoje”, desenvolveu.

D. António Moiteiro sustentou que o encontro é o “fazer chegar ao coração aquilo que foi o ano letivo, que os ajudou a crescer e a aprofundar temas”, e a EMRC pode ajudá-los a “fazer com que o pensamento chegue ao coração e dai à ação”.

“Na escola a EMRC não tem como função apenas transmitir conceitos religiosos. A disciplina é um modo de estar, de ajudar os alunos a estar, na escola na família, uns comos outros. É o que chamamos de educação para os valores. Para nós não há dicotomia entre valores humanos e valores cristãos”, disse.

O bispo de Aveiro considera que ao dar este contributo à educação das novas gerações a Igreja quer ser mais um interlocutor na construção de “uma sociedade mais justa, humana e fraterna”.

“Sem a educação para os valores teremos sociedades onde a atenção ajustiça social, à casa comum, a questão da fraternidade, construiremos um mundo que se vai desumanizando progressivamente. Isso faz com que o Humano perca qualidade de vida. Num mundo onde se deseja que sejamos pessoas que contribuem com a sua vida para um mundo mais justo e fraterno”.

Uma disciplina que ajuda “os alunos a entenderem-se e a entender o mundo”

Partindo do tema do Encontro Nacional «Com a EMRC dou + Cor à Vida» Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) considerou que as aulas de EMRC dão aos alunos a “oportunidade de se entenderem a si próprios e entenderem melhor o mundo”.

“Estas aulas são um contributo para a educação dos alunos e também um tempo de encontro e serenidade. Aqui os alunos são como que ‘puxados’ para o futuro, para o perdão e para a solidariedade”, afirmou enquanto acolhia muitos dos 4 mil e quinhentos participantes oriundos de 70 agrupamentos e escolas de todo o país.

“Esta disciplina passa das palavras às ações. Aqui, neste dia, queremos ter a os nossos alunos tem a capacidade de lhes proporcionar momentos de colocarem em prática aquilo que refletem nas aulas”, apontou o diretor do SNEC.

Ao longo do dia os alunos participaram num conjunto de iniciativas nas imediações e dentro do Santuário de Fátima.

Educris|26.05.2023



Recursos:
XXI Encontro Nacional: O 1º Ciclo são as «raízes do edifício da EMRC»:
XXI Encontro Nacional: O 1º Ciclo são as «raízes do edifício da EMRC»

D. António Moiteiro, presidente da EMRC, aborda a importância da disciplina no 1º Ciclo do ensino básico



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades