XII Encontro Regional da disciplina decorre em Santana
«Escolhe a vida – JMJ» é o tema do Encontro regional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que o parque temático de Santana, na Madeira, acolhe, no próximo dia 19 de maio.
“Este encontro quer valorizar a importância da disciplina de EMRC tendo em conta a formação integral do aluno. Aqui vamos promover o convívio e a experiência de encontro, tão importante nos dias que correm”, aponta ao EDUCRIS a professora Maria Fernandes, da organização.
Numa iniciativa organizado Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas (DEIE), do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC), com a colaboração da Câmara Municipal e do parque temático de Santana, o XII Encontro recebe cerca de cinco centenas de alunos “maioritariamente do 2º e 3º ciclos” do ensino básico.
“Não obstante ser aberto aos alunos inscritos em EMRC de todos os ciclos ainda temos um caminho a percorrer para a motivação à disciplina quer no 1º ciclo quer no ensino secundário”, desenvolve a responsável.
Com início pelas 9h30 os alunos vão escutar “o bispo do Funchal, D. Nuno Brás, o diretor regional de Educação”, e os responsáveis pelo parque de Santana e da Câmara Municipal de santana”.
Na preparação do Encontro o DEIE desafiou as diferentes escolas a “investigar e pesquisar acercas das anteriores edições da Jornada Mundial da Juventude”, e pelas 10h30, os participantes constroem um mural alusivo a esta iniciativa internacional.
Da parte da tarde, e a partir do lema anual “Escolhe a Vida”, os alunos percorrem as levadas e caminhos do Parque Temático de Santana com “mensagens positivas sobre a vida e o modo como cada um pode deixar marca nos outros” através “do encontro e do respeito pela diferença”, completa.
Para a ocasião o bispo diocesano, D. Nuno Braz, escreveu uma mensagem aos mais novos onde os desafia a “escolher a vida” e a recusar a “morte e tudo o que a ela conduz”.
“As Jornadas Mundiais da Juventude de 2023 são um momento que nos ajuda a perceber e a partilhar a vida […] procura a Vida, porque esse é o grande actos de liberdade que nos vai tornando mais humanos em cada momento da nossa existência”, advoga.
O dia termina com a visita aos diferentes pavilhões temáticos e atrações do local.
Imagem: DEIE
Educris|15.05.2023