UCP: Formação reflete sobre a figura do evangelista Mateus

Iniciativa realiza-se online em oito sessões

Proporcionar uma “formação especializada que permita identificar a estrutura do Evangelho de Mateus, no contexto do corpus neotestamentário”, e “reconhecer os grandes eixos teológicos que descrevem o seu programa narrativo” são dois dos objetivos da formação avançada «Mateus – de publicano a evangelista».

A iniciativa conta com a orientação de João Lourenço, professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e quer dar a conhecer “Mateus como protagonista do evangelho d próximo ano litúrgico”.

“O calendário litúrgico da Igreja Católica proporciona, em cada ano, num ciclo trianual, o especial contacto com cada um dos evangelhos sinóticos (Mt, Mc e Lc), experiência enriquecida com a leitura do Evangelho de João em alguns tempos litúrgicos especiais. No ano litúrgico que se inaugura no próximo tempo de Advento, o Evangelho de Mateus será o protagonista”, explica a organização em comunicado.

Nascido de uma comunidade de judeus que “reconhece em Jesus o messias esperado, ajuda-nos também a descobrir as raízes hebraicas”, o texto bíblico é marcado pela “identidade judaica de Mateus” e na “sua condição de «publicano»”.

Os interessados podem inscrever-se AQUI. As sessões realizam-se a 23 e 11 de novembro de 2022; a 7 e 14 de dezembro de 2022 e a 4, 11, 18 e 25 de janeiro de 2023.

A 15 de dezembro a formação oferece uma conferência pública, sob o tema «O Natal a partir de Mateus: perspetivas teológicas e vivências sociais», a partir das 18h30, no Edifício da Biblioteca João Paulo II, e com transmissão no canal YouTube da Faculdade de Teologia.

Imagem: Vocação de Mateus,Caravaggio, Igreja de São Luís dos Franceses, Roma

Educris|26.10.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades