«Precisamos de aprofundar a relação entre a catequese e a liturgia», padre Vasco Gonçalves

Vigário para a Evangelização, Liturgia e Formação do Povo de Deus, da Diocese de Viana do Castelo lembra necessidade de trazer à catequese o “ritmo do ano litúrgico”

O padre Vasco Gonçalves sustenta ser necessário “trazer ao novo Itinerário da Catequese” o “ritmo da própria Igreja explanado na liturgia”.

“Precisamos de valorizar na experiência catequética o ano litúrgico. O esquema nacional não privilegia este ritmo, e é fundamental que o acolhamos e o integremos na realidade de cada comunidade cristã. Aqui ao lado, em Braga, no próximo ano pastoral já vamos ter uma primeira experiência de estar e fazer catequese ao ritmo do ano litúrgico”, afirma.

Para o Presidente do Instituto Católico local, a catequese é uma oportunidade para “entender os passos da própria liturgia e os seus símbolos”.

“A catequese é mediação que nos leva ao encontro do mistério. Temos esta sensibilidade e é fundamental fazermos caminho. A reflexão que fizemos recentemente (NDR: Congresso da Equipa Europeia de Catequese) ajudou-nos a levantar mais questões. Temos de as aprofundar e inserir nos novos materiais de catequese”, desenvolve.

O sacerdote, atualmente pároco em Monserrate, Viana do Castelo, sustenta a ideia de que “a catequese não pode ser vista como um fim em si mesma”, mas como uma “ajuda a celebrar e viver o mistério para sermos testemunhas no mundo de hoje”.

Destacando “a grande riqueza e diversidade que a Europa apresenta” na catequese, o padre Vasco Gonçalves dá conta de “uma grande produção académica, com materiais muito válidos” que necessitam “de ser postos em prática de modo a validar ou invalidar processos”.

“Temos uma Europa muito diversa. A escola francesa tem uma sensibilidade muito própria que contrasta com outras realidades, como a italiana ou a ibéria. Somos hoje uma Igreja ecuménica, já não em ‘cristandade’, e precisamos de aprofundar a sua riqueza expressa em tantos ritos e maneira diferentes de estar e ser Igreja”, destaca.

Para Portugal o Congresso da Equipa Europeia de Catequese  o padre Vasco Gonçalves apresenta  desafio de “adequar o Itinerário à liturgia” para que “as grandes festas e celebrações litúrgicas não fiquem fora do percurso catequético”, completa.

Imagem: Padre José Henrique Pedrosa

Educris|24.06.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades