Roménia: Responsáveis europeus analisam as relações da «catequese, liturgia e experiência humana»

Iniciativa começa hoje em Cluj e prolonga-se até ao próximo dia 2 de junho

«Catequese, liturgia e experiência humana» é o tema do Congresso que a Equipa Europeia de Catequese promove na Roménia.

Do programa enviado hoje ao EDUCRIS destaque para a dupla intervenção de Cristian Barta e Joel Molinario, que trazem aos participantes o tema «Bíblia, liturgia, catequese e experiência».

“Trata-se de uma reflexão profunda sobe as origens e os desenvolvimentos modernos e contemporâneos das relações entre catequese e liturgia no oriente e ocidente europeus”, destaca a nota enviada hoje ao EDUCRIS.

Ainda no dia 30 de maio, solenidade em Portugal do «Corpo de Deus», vai ser possível escutar Roland Lacroix, do Instituto Católico de Paris, abordar o tema «Tecendo a relação entre catequese e liturgia para o anúncio do Evangelho na pós-modernidade».

A 31 de maio o dia fica marcado por novas intervenções de Elena Massimi, de itália, que aborda o tema «Catequese, liturgia e vida na pós-modernidade» e Nicoleta e Sorin Martian que refletem sobre «A Dimensão catequética da piedade popular, a partir da Igreja greco-católica».

Ainda neste dia os participantes escutam o tema «A liturgia e a catequese na Igreja ortodoxa», por Liviu Vidican, e a «Contribuição protestante» para a liturgia. Ao final da tarde realiza-se a eleição do presidente para o Comité da Equipa Europeia de Catequese.

A 1 de junho o foco dos trabalhos incide sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal Christifideles laici do papa São João Paulo II, numa dinâmica com “três intervenções rápidas e tempo para debate” entre os participantes.

Portugal faz-se representar no Congresso da Equipa Europeia de Catequese, por Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), a irmã Arminda Faustino, coordenadora do Departamento de Catequese do SNEC, Isabel Oliveira, da Catequese do Porto, bem como o cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, da Arquidiocese de Braga, o padre Vasco Gonçalves, de Viana do Castelo e o padre José Henriques Pedrosa, da diocese de Leiria-Fátima.

Imagem: Unsplash

Educris|29.05.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades