Porto: XVIII Jornadas Catequéticas realizam-se no mês de junho e julho

Iniciativa decorre em regime híbrido entre 19 de junho e 8 de julho

A XVIII edição das Jornadas Catequéticas, da Diocese do Porto, que se realiza em formato híbrido, com sessões presenciais e online, vai analisar a “carta pastoral «Catequese: a alegria d Encontro com Jesus Cristo”, e aprofundar o novo “Itinerário de iniciação à vida Cristã das crianças e dos adolescentes, com as famílias”.

“Queremos aprofundar o novo Itinerário e ligar a reflexão catequética ao Plano Pastoral da Diocese, apresentando percursos diferenciados que vão a encontro das necessidades dos nossos catequistas”, aponta o Secretariado Diocesano da Educação Cristã da Diocese do Porto.

A proposta deste ano realiza-se em ambiente híbrido, com 5 propostas de trabalho a decorrem em regime online e 2 presencialmente, inicia-se a 19 de junho e termina a 8 de julho no seminário de Vilar, no Porto.

“Queremos que estas Jornadas sejam espaços de reflexão, de experiências/partilhas e de sugestões de práticas/ferramentas, para todos os que se inscreverem”, desenvolve.

A 19 de junho, com repetição a 22 de junho, e em formato online Rita Figueiredo traz aos participantes o tema «Cérebro sensível! (Literacia emocional na educação)». Alex Villas Boas apresenta «As bem-aventuranças e o sentido da vida: uma abordagem teopoética», a 27 de junho, e com repetição a 29 de junho, sempre com recurso ao online.

A 4 e 6 de julho o cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues aprofunda o «Itinerário catequético de inspiração catecumenal: do querigma à mistagogia».

No dia 8 de julho, completamente em formato presencial, os participantes podem escutar “dois percursos formativos distintos”.

Fernanda Sousa, do SDEC apresenta, o «Novo Itinerário de iniciação à vida cristã: processos e dinâmicas com as famílias», com o “foco a ser colocado na etapa da infância”.

Isabel Oliveira, diretor do SDEC, analisa o “Novo Itinerário de iniciação à vida cristã: pensar processos e utilizar os novos materiais”, dirigido aos catequistas, e outros agentes, que exercem o seu ministério com os adolescentes.

Os interessados devem inscrever-se AQUI

Educris|18.05.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades