Leiria-Fátima: Catequese apresenta «Etapa 16» do projeto Say Yes

Iniciativa realiza-se na manhã de dia 1 de abril de 2023

O Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima vai realizar, no próximo dia 1 de abril, no seminário de Leiria, um "encontro de apresentação da etapa 16 do projeto «Say Yes, aprender a dizer sim», que animou a catequese da adolescência nos ultimos quatro anos".

"Esta á a última etapa deste projeto para todos os grupos que foram caminhando, deste modo, na catequese e no aprofundamento do sentido das Jornadas Mundiais da Juventude, numa catequese mais querigmática e de proximidade para com os mais novos", explica o SDC em comunicado.

Os interessados devem fazer a sua inscrição NESTE FORMULÁRIO, até ao próximo dia 30 de março.

Quatro anos de catequese com adolescentes num "balão de ensaio" para uma nova maneira de estar e fazer catequese

Com a disponibilização da Etapa 16 do «Say Yes, aprender a dizer sim», projeto de Catequese com Adolescentes, chega ao fim um percurso de formação para a "tradicional etapa da adolescência em catequese", onde foram aplicadas "as metodologias ativas presentes no novo Itinerário" para o sector, naquilo que foi "um tubo de ensaio" para uma nova forma de estar e fazer catequese, onde os catequizandos "se assumem como protagonistas e os catequistas como guias do caminho".

“Este quatro ano do projeto, que inicialmente tínhamos delineado para três anos, mas que a pandemia resolveu trocar as voltas, tem como fio condutor a misericórdia. Iniciamos, como habitualmente, com o encontro ‘festejar’, onde fazemos a síntese/resumo do ano três, e tomamos a figura de Maria como aquela que parte apressadamente movida pela vontade de auxiliar a sua prima”, explica a irmã Isabel Martins, do projeto Say yes.

Organizado em 3 etapas (14ª, 15ª e 16ª), o ano do projeto fica marcado pelo aprofundamento "da figura do Papa São João Paulo II", criador da Jornada Mundial da Juventude, e pelo tema da "vocação", presente na JMJ do Panamá, realizada em 2019.

Quatro anos de catequese com adolescentes num "balão de ensaio" para uma nova maneira de estar e fazer catequese

“A JMJ do Panamá traz-nos as temáticas vocacionais, aprender a dizer sim. Será uma etapa vocacional, centrada nas dimensões da vocação cristã: O ser chamado, a experiência de insegurança e chamamento, a consciência de que Deus chama para algo concreto, e que não há chamamento sem resposta. Isto vai ser aprofundado ao longo da etapa”, desenvolve a responsável.

A 16ª e última etapa, realizada já no novo ano de 2023, "centra-se na preparação, a diversos níveis, da JMJ de Lisboa" e pretende ser "um tempo de tomada de consciência e de ação para o que vem".

Aos catequistas é pedido que façam caminho com os adolescentes “no aprofundamento do sentido da JMJ como experiência de peregrinação, como ocasião de discernimento vocacional, uma experiência missionária”, a partir do documento do Dicastério para os Leigos Família e Vida, organismo do Vaticano responsável pela JMJ.

"Mesmo que os vossos adolescentes não tenham a idade mínima para participar na JMJ de Lisboa, este vai ser um acontecimento incontornável. As paróquias que entram, este ano, na dinâmica «Sayes» devem começar na etapa 14 pois "o encontro ponto de partida" ajuda a integrar na dinâmica.

Educris|18.03.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades