Algarve: Catequistas em formação sobre o «Diretório» para a Catequese

270 catequistas marcaram presença em três ações formativas

O padre Manuel Queirós, da diocese de Vila Real, apresentou aos catequistas algarvios, em três encontros formativos, o novo Diretório para o Setor.

“Este documento altera o modo como se entende o ‘ser catequista’, pois este passa a ser entendido como uma testemunha da fé e um guardião da memória de Deus”, afirmou em declarações ao Folha de Domingo.

O vigário episcopal da Ação Pastoral, na diocese transmontana, explicou que ao catequista é pedido que “acompanhe, introduza ao mistério e ajude o catequizando a experimentar este encontro real”.

“Catequizar é levar alguém a escutar este mistério em todas as suas dimensões, compreendendo o significado dos gestos, das palavras de Cristo, dos sinais por Ele realizados. O catequista, mais do que um educador é um companheiro e especialista em humanidade”, desenvolveu.

Itinerário para a Catequese: fase de elaboração dos materiais

À margem da formação o padre Manuel Queirós deu conta dos trabalhos que estão a ser realizados para aplicar o novo «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias», editado em julho passado.

“Já se realizou uma escola dos conteúdos e de comos como podem ser tratados. Pretende-se dar continuidade ao ‘Say Yes’ e, por isso, os primeiro recursos serão para os adolescentes”, garantiu ao Folha de Domingo.

Como membro da equipa redatora do novo documento que orienta a ação da Igreja portuguesa na área da catequese, o sacerdote dá conta de uma “mudança no modo de abordagem” para sair de “uma “catequese demasiado escolarizada” para um modelo “muito mais catecumenal”, uma catequese “muito mais respeitosa dos ritmos de cada pessoa”, “que seja mais significativa, ligando os conteúdos catequéticos à celebração e à vivência, às experiências práticas”, completa.

Editado no passado mês de julho, pela Conferência Episcopal Portuguesa, o «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias» tem um novo olhar sobre as famílias, e o seu papel na educação cristã.

““Este itinerário é para todas as famílias e não apenas para as que já tem prática eclesial. Queremos gerar dinâmicas que permitam, também aos pais e parentes chegados, no acompanhamento aos mais novos, fazer caminho no encontro com Cristo Ressuscitado”, afirmou, na apresentação, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Educris|28.11.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades