D. António Moiteiro: «Sabedoria» e «Compaixão», as duas atitudes necessárias

Bispo de Aveiro e presidente da CEECDF pediu «Sabedoria e compaixão» a docentes e alunos das Escolas Católicas (EC) das dioceses do centro do país.

Na homilia da eucaristia a que presidiu no final desta manhã no âmbito das Jornadas Locais das EC D. António Moiteiro tomou o excerto do livro de Reis, que aborda a questão da verdadeira sabedoria pedida por Salomão a Deus para afirmar que a «sabedoria» é uma atitude necessária a quem ensina e a quem aprende nestas instituições de ensino:

“A palavra sabedoria vem de saborear. Não apenas intelectualmente, mas um saborear do coração. Pode acontecer que haja alguém que tenha pouca cultura, ciência, mas que seja sábia. Salomão pede sabedoria para governar o seu povo. As nossas escolas devem procurar a verdadeira sabedoria, saber ver com o coração a realidade. Saint Exupery, no principezinho, diz-nos que o essencial é invisível aos olhos.

Tomando, em seguida, o modo como Jesus “sentiu compaixão por aquele povo, que «andava como rebanho sem pastor»” no evangelho o prelado afirmou a segunda atitude e ter: a compaixão:

“A segunda atitude vemo-la em Jesus. O texto bíblico diz-nos que ele «se encheu de compaixão». Cristo foi ao encontro da multidão que tinha fome. Ele saiu de si mesmo e foi ao encontro. Este encher-se de compaixão não é o que devemos fazer nas nossas escolas?”, questionou.

Para o também presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) “compaixão significa colocar-me no lugar do outro. É o colocar da questão: que faria Jesus no meu lugar? Para quê a minha ação? Para que assim possamos construir uma verdadeira comunidade educativa onde todos nos sintamos bem”.

No final da sua homilia o prelado rezou:

“Hoje peço ao Senhor estas duas atitudes para mim e para vós: Sabedoria que me ajude a ter um coração compassivo, que tem vida e gera vida. É essa vida que queremos hoje que esteja presente em cada um de nós”.

Educris|03.02.2018



Recursos:
Homilia de D. António Moiteiro, Calvão:
Áudio: homilia de D. António Moiteiro, Calvão

var num = "2"; var audio = "homilia_1_180203041023.mp3"; var cr_path_audios = "/v3/centrorecursos/documentos/audios/"; var flashvars = { "file": "" + cr_path_audios + audio, "image": "documentos/imgs/p1000679_180203041023.jpg", //"playlistfile": "/v3/playlist_recurso.php?a=2463", "controlbar": "bottom", "autostart": "false", //"playlist": "bottom", //"playlistsize": "200", "skin": "/v3/swfs/modieus.zip" }; var params = { "allowfullscreen": "true", "allowscriptaccess": "always", "wmode": "opaque" }; var attributes = { "id": "audioplayer"+num, "name": "audioplayer"+num, "class": "ecraaudio" }; //swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "131", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "30", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); $(".toggle_container").hide(); */ ?>

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades