Educação: Webinar reflete sobre «Educação, EMRC e Liberdade»

Iniciativa insere-se na Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica e vai contar com personalidades nas áreas da cultura e educação

«Diálogo(s) sobre a Educação, a EMRC e a Liberdade» é o tema do Webinar, dinamizado pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), e que se realiza no próximo dia 28 de maio, a partir das 18h00, em formato ZOOM.

Com entrada livre e inscrição obrigatória em formulário online, a iniciativa insere-se na Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que se realiza de 27 a 31 de maio de 2024.

“Esta semana oferece uma oportunidade de desenvolver um diálogo interdisciplinar e transdisciplinar mostrando como as questões da ética, da religião, dos valores e princípios, fazem parte integral do desejável desenvolvimento humano harmonioso e feliz”, revela Jorge Novo, professor de EMRC e coordenador da iniciativa.

Em formato online vai ser possível escutar personalidades do mundo da cultura e da arte como Pedro Abrunhosa ou o poeta José Rui Teixeira, bem como interlocutores diretos da área da educação em Portugal como Mariana Carvalho, da Confederação Nacional das Associações de Pais, D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã, ou Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

O Webinar acolhe ainda a partilha de Ernesto Diaco, do Serviço nacional para a Educação, a Escola e a Universidade, da Conferência Episcopal Italiana e Raquel Sanjuán, diretora do Secretariado da Comissão Episcopal para a Educação e a Cultura, da Conferência Episcopal Espanhola.

“Esta é uma semana especial para a EMRC. É uma semana significativa interna e externamente. Celebramos a identidade e missão da disciplina e o seu papel na educação formação integral dos alunos”, considera o responsável.

Escolas mobilizadas com dezenas de atividades, concurso e exposição virtual

Em todo o país a semana nacional vai ser animada com dezenas de atividades que dão a conhecer e permitem refletir sobre “desafios da educação, na sociedade e no mundo de hoje” num momento em que “o valor da liberdade se afigura como fundamental e decisivo”.

O concurso «Liberdade XPTO», que envolve hoje mais de meio milhar de alunos, procura, “que alunos do segundo ciclo ao ensino secundário, aprofundem e tomem conhecimento de um conjunto “de conteúdos que são caros ao programa de EMRC e às Aprendizagens Essenciais da disciplina” de modo “lúdico”.

“De modo sequencial, e com maior aprofundamento, é possível estudar acerca da questão da Liberdade, parte da conceção da mesma expressa na Doutrina Social da Igreja (DSI), e que muito contribuiu para a nossa ideia de liberdade e democracia”, refere Carlos Moreia Menezes. diretor do Secretariado Diocesano da EMRC do Porto.

Para celebrar o contributo da EMRC para a Liberdade a organização preparou uma “exposição virtual” onde constam todos manuais da disciplina, desde 1962 até à atualidade.

“Queremos que esta seja uma semana transformativa porque para além de fazermos festa, com muitas atividades a serem realizadas no âmbito escolar, diocesano e nacional, não queremos ficar por aqui. Não nos conformamos com o que somos e já fazemos, pois queremos ser e fazer mais e melhor”, completa Jorge Novo.

Educris|28.05.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades