Açores: «Projeto de vida» leva alunos a conhecer «património cultural e religioso»

Iniciativa levou a Fátima, Leiria e Lisboa, sete alunos da Escola do Topo, na Ilha de São Jorge

A iniciativa «Projeto de Vida», dirigida a alunos de 9º ano da Escola do Topo, na ilha de São Jorge, nos Açores, trouxe ao continente alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

“Este projeto resultou de uma pareceria entre a escola e a catequese e foi uma parceria boa” afirmou ao portal Igreja Açores a docente Ludemira Silveira.

Acompanhados pela catequista Sandy Santos e o pároco do Topo, padre Dinis Silveira, os sete alunos finalistas do terceiro ciclo, puderam participar na “procissão das velas” do 13 de maio passado, e visitar vários lugares de Portugal continental.

“Os sete alunos que viajaram, muitos deles pela primeira vez, tiveram oportunidade de fazer a experiência de participar na procissão das velas em Fátima. Dois deles levaram o andor de Nossa senhora do Rosário de Fátima, e visitaram alguns dos locais de culto e de memória das aparições. Neste périplo continental, estiveram ainda na Batalha, em Tomar, no castelo de leiria e em alguns lugares de Lisboa onde contactaram com monumentos históricos de relevância”, revela a docente.

Inserido no prpjeto «Bento de Góis», com o qual se pretendeu «Conhecer o património cultural, artístico e religioso», a iniciativa preencheu uma lacuna criada pela frustração de “uma viagem de finalistas não concretizada”.

“Estes alunos estavam desmotivados depois de terem começado a preparar uma viagem de finalistas que não se iria concretizar por uma série de questões. Percebendo que eles na escola e na catequese tinham de desenvolver um projecto de vida, porque o tema deste ano era a questão vocacional, procuramos estimulá-los em conjunto no sentido deles próprios trabalharem para esta viagem e serem capazes de a por em prática e foi isso que aconteceu”, explica por seu lado Sandy Santos, catequista destes jovens.

Este sábado os alunos regressam à Ilha de São Jorge no arquipelago dos Açores.

Educris|17.05.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades