«A EMRC olha mais alto e mais longe», afirma D. Manuel Felício

Mensagem convida sociedade a refletir sobre “o que é preciso pedir às escolas”, em tempo de matrículas escolares

O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, desejou hoje que a sociedade civil aproveite este tempo de matrículas para refletir “bem naquilo que é preciso pedir às escolas”.

“Queremos que elas sejam apenas lugares de treino para os nossos alunos, onde desenvolvem competências técnicas, que, uma vez certificadas em diploma, as possam aplicar na futura atividade profissional?”, questiona.

Na mensagem, enviada hoje ao EDUCRIS por ocasião da Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), o prelado reflete sobre as “competências” que a sociedade vicil pede às escolas e que sustenta que estas estão “mais além” do simples saber técnico.

“O que pedimos às escolas é que procurem contemplar, nos seus programas educativos, todas as capacidades e dimensões do ‘corpo são em alma sã’, com vista a termos cidadãos felizes e uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, desenvolve.

Para o também vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), a presença da disciplina de EMRC no sistema de ensino português é o garante da “desejada educação integral das crianças, adolescentes e jovens”.

“A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, nas escolas, coloca-se do lado dos que desejam mais do que o chamado ‘training’, mas olha mais alto e mais longe, para a educação integral, que há-de encontrar formas de levar à participação concertada de todas as pessoas e instituições com responsabilidades diferentes, mas todas bem-vindas, no processo de educação dos mais novos para assumirem as responsabilidades do futuro”, completa.

Aos pais e encarregados de educação D. Manuel Felício desafia a que “aproveitem esta oportunidade da matrícula na disciplina de EMRC” e agradece “todos os bons resultados até agora conseguidos” na disciplina que serve milhares de alunos.

A Semana Nacional da EMRC decorre, neste ano, de 27 a 31 de maio sob o tema «EMRC, lugar de encontro com a Liberdade».

Educris|17.05.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades