Leiria-Fátima: Formação reflete sobre a «Inteligência artificial» com docentes de Educação Moral

Iniciativa decorre este sábado em Leiria

«EMRC na Era Digital - ferramentas e técnicas para professores» é o tema da formação de curta duração que o Serviço de Pastoral nas Escolas (SPE) de Leiria-Fátima promove, no próximo dia 11 de maio, em parceria com o Centro de Formação local.

“A Inteligência Artificial (IA) e as novas tecnologias levantam questões para os docentes, e em particular para os professores de Educação Moral e Religiosa Católica e queremos, com esta formação, dotar os nossos docentes de ferramentas que respondam aos desafios de hoje”, explica ao EDUCRIS Alexandra Figueiredo do SPE.

A iniciativa conta com “dezoito docentes de Leiria-Fátima e um de Lisboa” e vai trazer à análise “as potencialidades dos vários serviços de IA já disponíveis para o ensino” garantindo o seu uso com uma base ética sustentável.

Já em 2020 o Vaticano assumiu uma posição acerca da IA com o documento «Rome cal for AI ethics in 2020», assinado pelo Conselho Pontifício para a Vida e por alguns dos gigantes tecnológicos como a Microsoft, a IBM; o Fundo Alimentar Mundial (FAO) e o Ministério da Inovação de Itália.

O objetivo do documento formula o desejo da promoção de uma “abordagem ética à IA”, pedindo a aplicação do conceito de Algoética em sistemas de ponta, ou seja, uma espécie de “ética dos algoritmos”.

A formação inicia-se às 9h30 no seminário diocesano de Leiria.

Educris|09.05.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades