Aveiro: Três mil alunos percorreram «Trilhos de Esperança»

Iniciativa decorreu hoje na cidade de Aveiro

Vieram de 19 dos 22 agrupamentos existentes na região de Aveiro para comemorar “os 600 anos da Catedral” e dar “cor e alegria” à cidade de Aveiro.

“Foi um dia muito enriquecedor, bem vivido, e que permitiu aos nossos alunos encontrarem-se e aprender fora de sala de aula competências para a vida”, explica ao EDUCRIS Sérgio Martins, coordenador do Departamento da Pastoral nas Escolas na Diocese de Aveiro.

Sob o tema «Trilhos da Esperança» os milhares de alunos percorreram as ruas da Veneza de Portugal acompanhados pelos seus professores num gesto de peregrinação.

“A cidade de Aveiro está em festa com os 600 anos da Catedral e quisemos associar-nos a este grande acontecimento percorrendo os caminhos desta bela cidade numa verdadeira atitude de peregrinos, abertos à diversidade, respeitadores de todos, e com o coração aberto”, desenvolveu.

Presente no Encontro dos alunos de EMRC de Aveiro D. António Moiteiro desafiou os mais novos a “desinstalarem-se” e a “saírem no sofá” para poderem ser “cidadãos conscientes e cristãos ativos” na construção de um mundo mais justo e fraterno.

Já o presidente da Câmara Municipal, José Ribau Esteves, destacou a importância da disciplina de EMRC na formação nas novas gerações e alegrou-se pela presença de tão grande número de adolescentes no parque Infante D. Pedro, em Aveiro.

Estes 3 mil alunos “são reflexo do trabalho dos nossos professores. Mesmo num momento em que os transportes são muito caros não quiseram faltar a uma atividade que marca os seus alunos”, completa Sérgio Martins.

O dia terminou em festa com a animação no palco principal a cargo dos próprios alunos de vários agrupamentos na iniciativa «Talentos da EMRC».

Imagem: Fernando Batista

Educris|07.05.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades