Lamego: Encontro Diocesano de EMRC quer recolher «Pedaços de Alegria»

Iniciativa realiza-se a 17 de maio, em Vila Nova de Paiva

António Rodrigues disse hoje que o grande objetivo do Encontro Diocesano da Disciplina é fazer “ecoar a Jornada Mundial da Juventude” que deixou em tantas partes “verdadeiros pedaços de alegria”.

“Esta é uma atividade dirigida aos nossos alunos de 5º e 6º ano e quase um ano depois ainda sentimos bem presente em nós, nas nossas escolas e comunidades educativas, os «pedaços de Alegria» que a Jornada Mundial da Juventude deixou aqui na região”, afirmou esta tarde em declarações ao EDUCRIS.

Sobre a iniciativa que se realiza, este ano, em Vila Nova de Paiva, o responsável do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER) espera que seja “tempo de encontro e reencontro na alegria que é própria da EMRC”.

“É uma oportunidade dos alunos se reencontrarem esse conhecerem. Contamos com cerca de 700 inscritos, de nove agrupamentos de escolas da região”, concretiza.

Os mais novos vão ter à sua espera “muita alegria, diversão, cor e música” e a “tradicional arruada por Vila Nova de Paiva”.

“É sempre um modo de tornar visível, para os residentes, a marca da EMRC e alegra o dia a tantos que aqui no interior já veem poucas crianças com a sua energia própria”, aponta.

Há menos de um ano no cargo de diretor diocesano, e cerca de 24 anos como professor de EMRC, António Rodrigues considera que a “EMRC está bem consolidada” nas escolas da região e aponta, como desafio de futuro, o regresso da disciplina à cidade de Lamego.

“Em todos os lugares onde a disciplina existe ela faz-se notar, e é muito apreciado o trabalho dos cerca de 20 professores de EMRC que trabalham na diocese de Lamego. Agora trata-se de volta a ter a presença na própria cidade e estamos animados para o conseguir”, garante.

O Encontro de EMRC em Vila Nova de Paiva vai contar, ainda, com uma “vertente cultural” onde os alunos vão visitar a Igreja Matriz, para “conhecer a sua história e raízes” e o museu etnográfico com exposição e trabalhos dos artistas da região.

“Queremos que os nossos alunos entendam bem as raízes desta região para poderem ser pessoas que aspiram sempre a mais e melhor para si e para o mundo”, completa.

Educris|07.05.2024 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades