Aveiro: Alunos de EMRC desafiados à «Construção da paz e da confiança»

Acampamento do Agrupamentos de Escolas de Ílhavo, em Aveiro, promove a “alegria e a partilha” entre os alunos

«Acampar no Coração — Trilhos de Esperança, EMRC 2024» foi o tema do acampamento que reuniu 25 alunos, do 6º, 8º e 9º ano do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

“Esta atividade nasce no grupo de EMRC e contou com o apoio da professora de Educação inclusiva, Carolina Braga, dos Chefes de Escuteiros Paulo Magano, Nuno Troia e Pedro Viana, bem como apoio logístico do Agrupamento de Escuteiros 189 de Ílhavo”, explica ao EDUCRIS o professor Filipe Tavares.

Nos dias 22 e 23 de março os alunos foram desafiados “à construção da paz e da confiança” num processo de abertura “do coração uns aos outros na partilha de responsabilidades e tarefas” e que contou, no final dos dois dias, com a presença de “todos os encarregados de educação e familiares num almoço partilhado cheio de alegria e festa”.

“Costuma dizer-se que a vida só tem sentido quando é partilhada e este acampamento, ao apresentar alguns obstáculos aos alunos, impele a ir mais longe numa boa metáfora sobre a própria vida como permanente convite que nos chama a ser para os outros, a sermos capazes de cuidar e amar”, desenvolve o docente.

A iniciativa contou com o apoio do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, na cedência das instalações exteriores e acesso ao pavilhão e balneários da escola.

Educris|26.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades