Porto: «Queremos dar aos docentes ferramentas para uma ação efetiva nas escolas», Carlos Meneses Moreira

Universidade Católica Portuguesa acolhe jornada de Formação para docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)

«O contributo dos docentes de EMRC na prevenção da violência sexual em contexto escolar» é o tema da ação de formação que o Secretariado Diocesano da EMRC (SDEMRC) do Porto promove no próximo sábado, dia 23 de março.

“Esta é uma ação formativa que pretende sensibilizar e dotar os docentes com ferramentas para uma ação efetiva nas escolas no que concerne à questão do cuidado, da prevenção de todo o tipo violência, com destaque para a questão da violência sexual em contexto escolar”, explica ao EDUCRIS Carlos Meneses Moreira, diretor do SDEMRC.

Com início pela 9h00, a sessão de abertura conta com uma intervenção de D. Manuel Linda, Bispo do Porto, Isabel Braga da Cruz e Abel Canavarro.

“Esta formação é uma ação creditada com 6 horas, enquadrando-se nas ditas ações de curta direção, e vai contar com um conjunto de painéis, com individualidades reconhecidas na sua área, que nos veem ajudar a refletir sobre o tema”.

O «painel plenário», subordinado ao tema «Direito da Família e das Crianças», é trazido à reflexão pelo Juiz desembargador Paulo Alexandre Pereira Guerra, que tem “diversa obra produzida sobre o tema”.

Ao longo do dia os participantes contam com “vários outros painéis que congregam sensibilidades e áreas de saber distintas para uma visão poliédrica do fenómeno”, e tendo em vista “o dotar os nossos docentes de uma mais profunda sensibilidade e conhecimento para a intervenção mais assertiva em contexto escolar”, desenvolve o responsável.

Da parte da tarde decorre quatro workshops que vão refletir temas como «Promoção dos Direitos e proteção de Crianças e Jovens»; Prevenção de Situações de Violência Sexual sobre Crianças e Adultos Vulneráveis»; Violência Sexual: Prevenção Primária e Seletiva e «O Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens».

“Estarão connosco nomes como o de Rute Agulhas e Joana Alexandre, do grupo VITA, a juíza Sofia Lopes Cardoso, Carlos Peixoto, Francisca Veiga, Delfim Torres, José Garrido e Hélio Bento Ferreira para nos ajuda no domínio de uma prevenção primária e seletiva”

Carlos Meneses Moreira mostra-se convicto da validade da ação formativa num momento em que os docentes de EMRC “são muitas vezes abordados pelos alunos com estas questões”.

“Queremos refletir este cuidado muito próprio dos docentes de EMRC que são, muitas vezes, abordados pelos alunos. Talvez a linha da metodologia que seguimos – e que passa por confrontar a experiência humana e garantirmos um porto seguro onde os alunos se sintam à vontade – faça a partilha surgir de maneira muito natural”.

O objetivo passa por “ajudar os docentes a que se sintam capacitados, na sua ação diária, a lidar e encaminhar estes tipos de situações prosseguindo o bem maior do cuidado das crianças e jovens, e alunos mais vulneráveis”, completa.

Educris|21.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades