Aveiro: EMRC volta a ser «Disciplina carbono zero»

Alunos do Agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha voltam a plantar mais de seis dezenas de árvores inspirados pela «Ecologia Integral» do pensamento social-cristão

A iniciativa começou em 2010, no Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, da Diocese de Aveiro, e junta dezenas de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), comunidade educativa, autoridades civis, à volta da atividade «EMRC-Disciplina carbono zero».

“No início deste ano, como habitualmente, desafiámos, os alunos do oitavo ano a semearem cerca de 500 sementes em pequenos vasos e recipiente. Durante cinco meses os alunos cuidaram dos rebentos, numa atitude de cuidado para com toda a criação, e agora foi chegado o momento de plantar”, explica ao EDUCRIS o professor Luís Silva, mentor da iniciativa.

No passado dia 19 de março mais de “60 árvores, sobreiros e carvalhos, entre ofertas da autarquia e árvores resultantes de sementeira feita em outubro, foram plantadas no recinto do Santuário de Nossa Senhora do Socorro, numa experiência já com catorze anos!

“Este iniciativa reúne algumas das forças vivas da comunidade. Desde logo contamos com o apoio técnico da autarquia, do Santuário de Nossa Senhora do Socorro, paróquia de Albergaria-a-Velha e da Casa Diocesana, e pretendemos sensibilizar para os valores que concernem à ‘ecologia integral’, defendida pela ética cristã e promovida pelo Papa Francisco”, desenvolve o docente.

Ao longo do dia, os alunos conheceram o santuário mariana, numa “sessão orientada pelo senhor Diamantino, da Comissão que zela pelo recinto”, e a história da casa diocesana, “através de uma caça ao tesouro que terminou com a busca do verdadeiro tesouro: os outros”, completa.

A ocasião serviu, ainda, para os alunos ficarem a conhecer a Casa Diocesana, um “espaço que convida ao recolhimento e à interiorização, atitudes urgentes para o fomento de uma juventude mais feliz e realizada, convicta de que a felicidade nasce do encontro com os outros, o mundo e o transcendente”.

A iniciativa «EMRC-Disciplina carbono zero» contou com a colaboração das docentes Ana Luísa Simões, de Geografia, e Margarida Rodrigues, de Matemática.

Imagem: EMRC Albergaria-a-Velha

Educris|20.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades