Beja: Inter-escolas de EMRC reflete sobre a paz e a liberdade

Iniciativa realiza-se amanhã, dia 20 de março, em Vila Nova de Milfontes

Cerca de três centenas de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese de Beja são esperados em Vila Nova de Milfontes para a edição de 2024 do «Inter-escolas de EMRC».

“Temos uma expetativa elevada para este dia que foi organizado, com muita alegria pelo Colégio de Nossa Senhora da Graça (CNSG)”, explica ao EDUCRIS o professor Rui Ventura da organização.

Sob o tema «Com Paz, sou Livre» a iniciativa quer trazer ao centro da reflexão “os conflitos em várias partes do mundo” e lembrar “que sem paz não há verdadeira liberdade”.

“Escolhemos este tema tendo em conta a sua atualidade, a presença profunda que tem no 8º ano, e a celebração dos 50 anos do 25 de abril de 1974”, desenvolve o docente.

Em Vila Nova de Milfontes os participantes contam “com uma escola muito unida, animada, e que se envolveu muito na organização” desta iniciativa”.

Vamos começar o nosso dia com “várias diversões e atividades lúdicas”. Segue-se “um momento de silêncio pedindo pela paz. Cada aluno traz consigo uma peça de roupa branca e vamos fazer um logotipo humano meditando sobre a importância da paz na vida de cada um e no mundo de hoje tão marcado pela guerra em tantos lugares”.

Ainda durante a manhã os alunos do terceiro ciclo, vindos das diversas escolas da região de Beja, vão “realizar um Peddypapper pela Vila”, num momento “organizado pelos alunos do curso Técnico Profissional do CNSG.

“Os nossos alunos do 2º ano do curso de informação e animação turística, ao saberem que iriamos organizar este Inter-escolas quiseram ajudar e prepararam uma atividade dinâmica que vai permitir aos participantes conhecer melhor a Vila através de vários postos estrategicamente assinalados num mapa”, dá conta Rui ventura.

Após o almoço os alunos regressam ao CNSG para uma tarde de convívio.

“Estas atividades são importantes, antes de mais, por que permitem o encontro e o aprofundamento de conteúdos e aprendizagens. Por outro marcam as comunidades educativas e tornam ainda mais visível a presença da disciplina nas comunidades escolares e locais”, concluiu o docente.

Educris|19.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades