Açores/Educação: «XX Romaria Escolar» reuniu mais de sete dezenas de romeiros

Iniciativa contou com a presença do Bispo de Angra, D. Armando Domingues e reuniu alunos das escolas de Ponta Delgada, Ribeira e Lagoa

Bento Aguiar, professor de Educação Moral e Religiosa Católica e responsável em São Miguel pela Pastoral Escolar afirmou ao Igreja Açores que a «Romaria Escolar» “além de perpetuar a tradição, fazendo jus às nossas tradições populares é um momento de convívio muito salutar: bom para o espírito e para o corpo”.

Numa iniciativa que reuniu, no passado sábado, cerca de setenta e dois romeiros, na sua maioria alunos, o docente considera que percorrer os caminhos é “sempre uma aventura” e mostra-se certo de que “deixará sempre marcas pela partilha e pelo encontro com o transcendente”.

Os ‘romeiros’ partiram do Convento da Esperança e percorreram os vários quilómetros até à Candelária, num percurso a que se juntou D. Armando Domingues, bispo de Angra.

“Vocês, em cada lugar, são sempre um sinal de esperança. Não sejam jovens tristes; sejam a causa de alegria no mundo” pediu D. Armando Esteves Domingues no final da homilia, depois de ter refletido sobre a liturgia deste V domingo da Quaresma e citado pelo Igreja Açores.

“Nenhum cristão conhecerá a Cristo se não percebe a cruz e o seu significado” disse o prelado destacando que o cristão “é seguidor de Cristo através da Cruz”.

O prelado pediu, ainda, aos jovens para serem autênticos e nunca desistirem do caminho.

“Estamos todos juntos; ninguém ficou para trás. Somos Povo de Deus em caminho. Quem dera que a Eucaristia tivesse sempre caminho, coração, sintonia e paixão por todos”, afirmou D. Armando Esteves Domingues, que nesta Romaria ainda não usou o lenço de Romeiro.

“Não o podia fazer; nunca fiz uma romaria completa e por isso não posso usar o lenço por que ainda não sou romeiro. Temos de ser autênticos”, rematou.

Para José Pavão, aluno da Escola Secundária Antero de Quental, a romaria é um lugar que oferece “muitas possibilidades de falar, refletir, agradecer e pedir”. Já Bianca Duarte faz a Romaria pela segunda vez e considerar que a oportunidade de “contemplar a natureza e conviver é muito bom”, afirma destacando o “gosto particular” em “entrar em igrejas novas”.

Para esta aluna, também da Escola Antero de Quental, o caminho é sempre “positivo”. E quando questionados sobre o tema desta Romaria Escolar, José Pavão é célere a responder: “Ter esperança é ter uma ideia e conseguirmos trabalhar e lutar, com fé, para a alcançar”.

No final da iniciativa bento Aguiar deixou o apelo a que “escolas de outros concelhos” possam “organizar as suas próprias romarias”.

“O que pedimos aos colegas é que sejam sempre orientados por romeiros de ranchos próximos”, comentou o responsável.

Imagem: Igreja Açores

Educris com Igreja Açores|18.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades