Formação: «Práticas de avaliação em EMRC» reúne professores da Guarda, Bragança e Viseu

Início da formação aconteceu a 9 de março e estende-se até ao próximo dia 20 de abril

Os Secretariados de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) das dioceses da Guarda, Bragança e Viseu, uniram esforços para promover a ação de formação «Práticas de avaliação em EMRC».

Dirigida aos professores de EMRC das diferentes realidades educativas a iniciativa aprofunda “a redefinição do Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, decorrente do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO)” e reflete sobre a “definição de Aprendizagens Essenciais”.

“Estas duas mudanças de fundo trouxeram a necessidade de uma reflexão pedagógica aprofundada” e levantam “preocupações educativas” no que concerne à “reapropriação de conceitos, modalidades, natureza e das próprias finalidades das práticas avaliativas dos alunos”, refere uma nota enviada ao EDUCRIS.

Com início no passado dia 9 de março, na Escola Secundária de Trancoso e fim agendado para o próximo dia 20 de abril, os trinta participantes contam com a orientação de António Oliveira, docente de EMRC da diocese do Porto, e traz aos participantes “um claro enriquecimento na conceção, construção e operacionalização de metodologias, técnicas, instrumentos, recursos e produtos relacionados com as práticas de avaliação em geral, e especificamente de EMRC”, desenvolve a nota.

Realizada em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) - Guarda 1, a iniciativa quer ainda refletir “o compromisso contínuo das dioceses em fortalecer e aprimorar a qualidade do ensino da Educação Moral e Religiosa Católica nas diferentes realidades educativas”.

“A formação abordará uma variedade de tópicos relacionados à avaliação em EMRC, incluindo métodos e técnicas de avaliação, desenvolvimento de critérios de avaliação, estratégias de feedback e adaptação de práticas avaliativas às necessidades individuais dos alunos”, completa.

Ao longo das várias sessões os docentes vão abordar temas como «o contributo de EMRC para a aquisição das competências previstas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória»; «os elementos normativos e teórico-práticos para a compreensão do constructo de “avaliação”»; «os princípios de didática específica de EMRC concernentes à avaliação» e as «inferências e implicações teórico-práticas sobre a natureza, finalidades e modalidades da avaliação em EMRC».

Imagem: Estela Cristina Brito

Educris|16.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades