Professores preparam XII Encontro Nacional do Ensino Secundário

Três mil participantes são esperados em Bragança para nova edição do ENES

Foi um final de quarta-feira diferente aquela que reuniu 68 professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que ultimam a preparação do Encontro Nacional do Ensino Secundário dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

“Queremos que este encontro seja uma viagem que acontece em cada aluno e que ecoa no coração de cada um, nas suas famílias, comunidades educativas e uns com os outros”, explicou aos docentes Sérgio Martins, membro da equipa nacional da EMRC.

Subordinado ao tema «Ecos do Coração» a iniciativa realiza-se a 12 e 13 de abril em Bragança uma cidade que “nos acolheu desde a primeira hora com as portas abertas num espírito aberto, franco e fraterno”.

Ao longo dos dois dias os alunos vão realizar cinco ateliers, num autêntico “itinerário pelos sentidos” que “pretende ajudar os alunos a refletir sobre a importância dos diferentes sentidos na experiência humana” e permitem “aproveitar a polissemia da palavra sentido”.

“Queremos ir além dos sentidos, em si mesmos, e através de uma aplicação digital cada aluno, quando terminar o seu atelier e com recurso a um QR code pode aprofundar, ainda mais, os sentidos do sentido, no fundo ir além do aspeto sensorial de cada sentido e buscar um sentido ulterior”, desenvolve João Mendes, membro da equipa nacional da EMRC.

“O centro do nosso encontro são os ateliers sobre os sentidos. São experiências práticas que vão exigir, de alunos e professores, uma envolvência total”, completa Sérgio Martins.

Iniciativa verde e experiência solidária

Numa atividade que continua “a querer ter zero uso de plásticos descartáveis”, cada aluno “levará a sua «palamenta»” para uma cidade “que tem neste encontro empenhadas as várias instituições locais”.

Os alunos estão já a ser convidados a uma ação solidária para com a Obra Kolping Portugal, que acolhe, na cidade de Bragança, crianças e jovens em situação de risco.

“Esta obra é uma das grandes instituições da cidade. Desde a primeira hora se empenhou no ENES e pedimos aos diversos alunos que tragam, num gesto solidário, bens de primeira necessidade, brinquedos, materiais de puericultura, para doarmos à instituição que desenvolve um trabalho muito meritório nesta comunidade”, explica Jorge Novo da equipa nacional da EMRC.

Com “várias surpresas” ainda em segredo, o Castelo de Bragança é o local escolhido para “a festa da noite do dia 12 de abril”.

“Este ENES representa, como os anteriores, um grande desafio. A opção realizada este ano parte das avaliações que fomos recolhendo junto dos participantes, dos secretariados diocesanos, e pretende reorientar o encontro para um formato que tenha em atenção a identidade da disciplina”, explica António Cordeiro, coordenador do Departamento da EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

A cerca de um mês da realização da décima segunda edição o responsável alegra-se pelo “envolvimento, empenho, vontade de proporcionar a quem vai estar no encontro a experiência fraterna do encontro sempre em dinâmica educativa” e deseja “um encontro muito significativo para todos os alunos que chegue às suas famílias e às escolas”, completa.

Educris|15.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades