UCP: «O Papa Francisco, a questão moral e o espaço público global», em formação online

Iniciativa destina-se a professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)

No âmbito da “formação contínua de professores” que assegura ao grupo de recrutamento 290 (Educação Moral e Religiosa Católica), a Faculdade de Teologia promove, de 17 de abril a 22 de maio, com recurso à plataforma Zoom, a formação «O Papa Francisco, a questão moral e o espaço público global».

Numa época de acelerada mutação social, e quando “os estudos mostram que as gerações mais recentes apresentam uma vincada resistência a propostas morais construídas sob o signo da autoridade ou desenhadas como pura heteronomia imposta ao mundo da vida”, torna-se necessário destrinçar “os vários diagnósticos” e aproveitar “o despertar das novas gerações para a questão da ‘casa comum’”.

“No quadro do Currículo e das Aprendizagens Essenciais de EMRC, a memória e a mundividência cristãs descobrem-se como um contributo decisivo para uma educação de sujeitos competentes para agir na nova ordem de cidadania global”, lê-se na nota enviada hoje ao EDUCRIS.

Neste sentido “a descoberta do Papa Francisco, não só como aquele que preside à comunhão católica, mas também como um importante ator no espaço público global”, cria oportunidades para recolocar a “centralidade da questão moral nas diferentes escalas em que se constroem os quotidianos contemporâneos”.

Com 15 horas online síncronas e 10 horas assíncronas, sempre entre as 18h30 e as 21h30, os docentes de EMRC podem aprofundar a temática com nomes como Alfredo Teixeira, José Manuel Pereira de Almeida, Carlos Moreira, Juan Ambrosio e António Oliveira.

A iniciativa conta com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã e apresenta 60 vagas disponíveis.

As inscrições decorrem de 20 a 24 de março de 2024 AQUI

Educris|15.03.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades