Guarda: Interescolas diocesano realiza-se em Penamacor

Iniciativa realiza-se no próximo dia 19 de março

«Com EMRC: vive, sonha e atua!» é o tema da 25ª edição do Interescolas Diocesano da Diocese da Guarda, que a cidade de Penamacor acolhe no próximo dia 19 de março.

“Esta iniciativa destaca a importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na formação integral dos alunos, bem como a sua capacidade de transformar o mundo”, lê-se num comunicado do Departamento Diocesano do Ensino Religioso Escolar.

Os responsáveis consideram que a EMRC assume importância no currículo dos alunos porquanto “é um espaço educativo que permite o desenvolvimento dos valores humanos” e estes “devem ser assumidos pela educação como fator decisivo na formação da personalidade”.

Numa iniciativa que vai acolher “a participação de quatro escolas da diocese de Portalegre – Castelo Branco, como forma de reforçar o caminho sinodal que queremos fazer uns com os outros”, o encontro mantém a vertente solidária em benefício do Centro de Apoio à Vida, da Cáritas Diocesana da Guarda.

“Alunos e professores foram desafiados a angariar produtos alimentares, fraldas, gel de banho e toalhetes para esta nobre causa, demonstrando a solidariedade e o espírito de partilha incentivados pela disciplina de EMRC”, desenvolve a nota.

Ao longo do dia vai ser criado “um livro”, em “placas de madeira” onde os participantes “escreverão mensagens e idealizadas algumas ilustrações alusivas ao tema do evento”.

“Esta iniciativa criativa permitirá que os alunos expressem os seus pensamentos, sonhos e ideias sobre o significado da EMRC nas suas vidas e a forma com esta ajuda a transformar o mundo”, completa a organização.

Para a 25ª edição do evento a EMRC da Guarda pretende proporcionar aos mais novos “a alegria do encontro com os outros” e a percecionar a “alegria com a prática do bem e do cuidado do outro”, procurando “assumir atitudes e valores que ajudam a construir um mundo melhor e mais feliz”.

Educris|14.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades