Aveiro: Unidades Letivas de EMRC recriadas em obras de arte (Cvídeo)

«Bandas de copos» serviram de base para um trabalho criativo de 160 alunos inscritos em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)

Os alunos de EMRC do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, na Diocese de Aveiro, recriaram as diferentes unidades letivas da disciplina em “bandas de copos”.

“Quisemos desafiar os alunos a personalizar alguns dos temas do currículo da disciplina, desde o quinto ao nono ano, dando azo à criatividade e imaginação”, explica ao EDUCRIS o professor Filipe Tavares, dinamizador da iniciativa.

Ao longo de algumas aulas os alunos aprofundaram os temas de Unidades Letivas como «Viver Juntos», «A Família», «Jesus, um homem para os outros», «As Religiões», «O Amor Humano», «A Dignidade Humana», ou «Deus, um Mistério de Amor» para recriar em “bandas de copos” as diferentes temáticas.

“O processo de criação permitiu que os estudantes explorassem as nuances de cada tema, utilizando a arte como veículo para expressar emoções, sentimentos e abrir portas para interpretações mais profundas. As bandas de copos, agora transformadas em obras de arte únicas que servem como testemunho da criatividade e reflexão dos jovens artistas”, desenvolve o docente.

Para o professor de EMRC o resultado em exposição “evidencia que a arte vai além da estética, explorando emoções, sentimentos e oferecendo diferentes perspetivas sobre os temas trabalhados”, permitindo tornar-se assim “numa ferramenta poderosa no processo de compreensão e reflexão”.


A exposição das ‘bandas de copos’ transformadas estará disponível no Agrupamento de Escolas de Ílhavo para apreciação de toda a comunidade escolar, “evidenciando não apenas a diversidade artística, mas também o engajamento dos estudantes na exploração de questões fundamentais da vida e da moral”.

Educris|05.05.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades