Fátima: «EMRC, uma luz no Coração» é tema do Encontro do primeiro Ciclo

Iniciativa realiza-se 24 de maio, reúne milhares de alunos de todo o país, e reflete sobre a simbólica da luz

«EMRC, uma Luz no Coração» dá o mote ao XXII Encontro Nacional do 1º Ciclo que o Santuário de Fátima volta a acolher no próximo mês de maio.

“Queremos fazer festa com a alegria que cada criança transporta e, juntos, acolher, olhar, contemplar e irradiar a Luz”, lê-se na carta enviada aos professores de EMRC de todo o país e que marca o início das inscrições para o Encontro Nacional dos mais novos.

“O título surge da ideia de despertar alunos do primeiro ciclo para o seu lugar e missão no mundo. Pensamos sempre numa mensagem que vá de encontro à formação integral dos nossos alunos. Neste XXII Encontro fomos buscar a simbologia da luz. Usámos a parábola da Lâmpada e, a partir daí desencadeámos uma simbólica própria”, explica ao EDUCRIS Cristina Brito, da equipa nacional da EMRC.

Para a responsável o tema deste ano ajuda a “fazer desabrochar a ‘Luz do coração’ em cada aluno, visto como pequena lâmpada acesa que acompanha e ilumina a vida dos outros, com gestos de bondade, de partilha, de amizade, de solidariedade, de amor”.

Na edição de 2023 o Encontro Nacional do 1º Ciclo reuniu em Fátima mais de quatro mil alunos, provenientes de setenta agrupamentos de escolas de quinze dioceses portuguesas.

“Este Encontro tem sempre uma preparação que perdura no tempo. Não nos concentramos apenas no dia, mas fazemos um conjunto de atividades que ajudam os alunos a perceber o que vão encontrar no dia. Este ano queremos que se centrem em ações concretas e se interroguem como podem ser luz do coração, hoje”, desenvolve.

A partir de um jogo interativo os alunos do primeiro ciclo realizam “diversos desafios” que os vão colocar à prova e permitir conhecer “a obra do padre Américo”.

“Esta obra faz parte de uma das aprendizagens do primeiro ciclo e queremos aprofundá-la como gesto concreto a levar ao Encontro Nacional, desafiando os alunos a uma campanha solidária cujos frutos serão levados para Fátima no dia do Encontro”, concretiza.

Para além desta atividade preparatória a equipa nacional da EMRC prepara uma simbólica sobre a Luz.

“Queremos que cada aluno traga consigo uma pequena lâmpada onde diga ‘como pode ser luz para o mundo’. Com todas as mensagens criaremos um grande mural e arranjaremos forma de dar a conhecer todas as mensagens dos mais novos”.

Em Fátima os alunos participam numa celebração, na Basílica da Santíssima Trindade, e numa atividade cultural, da parte da tarde.

As inscrições abertas até ao próximo dia 30 de abril em formulário ONLINE.

Veja, ou reveja, os melhores momentos do Encontro Nacional do 1º Ciclo de 2023

Educris|27.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades