Educação: «Caminhamos em sinodalidade para a educação cristã dos alunos», António Cordeiro

Equipa nacional da Educação Moral e Religiosa Católica esteve reunida em Lisboa

O seminário de Alfragide, em Lisboa, acolheu, até ao dia de ontem, uma reunião de dois dias da equipa que acompanha as diversas dimensões da disciplina nas dioceses portuguesas.

“Esta equipa nacional é proposta pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) e é constituída por professores destacados pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) para trabalhar nos diferentes projetos de dinamização da disciplina e nos materiais didáticos da EMRC”, explica o EDUCRIS António Cordeiro, coordenador do Departamento da EMRC no SNEC.

Com “dois ou três encontros mensais”, a equipa nacional é responsável pela reelaboração de materiais didáticos a partir “dos referenciais como o programa e as aprendizagens essenciais”, e, noutro âmbito, pelos “encontros de alunos do primeiro ciclo e do ensino secundário”.

“Este ano, e além dos materiais que continuamos a reelaborar, temos refletido com entusiasmo e alegria sobre a Semana Nacional da EMRC de modo que os professores, para lá da sala de aula, também levem os alunos a percorrer outros olhares que os ajudem a compromete-se com o mundo e com a vida”.

O tema da semana «um lugar de encontro com a liberdade» é "central para a disciplina e acontece no contexto da própria celebração dos 50 anos do 25 de abril”.

Presente na reunião Jorge Novo, coordenador da iniciativa, deu conta de que a abordagem da EMRC “vai para além das questões da liberdade política”, pois a disciplina “busca a profundidade do ser humano livre e das suas implicações na vida em comunidade, em referência à Pessoa de Jesus”.

Entre as diversas tarefas da equipa nacional a“reelaboração dos materiais didáticos e dos materiais digitais” assume um papel central.

“Continuamos, este ano, o trabalho de reelaboração dos manuais do primeiro e quinto anos e o módulo 1 do ensino profissional para poderem ser adotados pelas escolas no ano letivo 2024/2025. Também os “recursos digitais” estão em lugar de destaque nos trabalhos da equipa nacional.

“Estamos empenhados na finalização de recursos digitais, tendo em conta a plataforma de apoio que é a Escola Virtual. Estes trabalhos decorrem em ritmos diferentes. Temos envolvido muitos professores, da quase totalidade das dioceses. Queremos envolver pessoas, trazer sentido crítico, sentido criativo e experiência profissional e o olhar que têm sobre a educação cristã dos alunos”, desenvolve António Cordeiro.

De acordo com este responsável já estiveram envolvidos nos trabalhos de reelaboração de manuais e recursos digitais cerca de “oito dezenas de professores”.

“Estamos a caminhar sinodalmente para a educação cristã dos alunos. Não estamos todos alinhados, mas vamos contruindo em comum, tal como a Igreja. Caminhar uns com os outros, a fé que é partilhada, e que é traduzida nos objetivos da Educação Cristã”, completa.

Ao longo dos dois dias a equipa nacional visitou as instalações do Secretariado Nacional da Educação Cristã e a exposição «Caminhos da Liberdade Religiosa em Portugal», patente na Assembleia da República até ao próximo dia 28 de fevereiro.

Imagem: Equipa Nacional em visita ao Secretariado Nacional da Educação Cristã

Educris|22.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades