«Estar em Roma é oportunidade de ter uma aula ao ar livre», professor João Paulo Lopes

«Projeto Roma» leva finalistas à cidade Eterna congregando as vontades de toda a comunidade de Vila Pouca de Aguiar

Os finalistas do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar estiveram nesta semana em Roma numa viagem nascida do “acaso de uma visita familiar à cidade eterna”.

“Um dia, com a minha esposa, apercebi-me na cidade de Roma, de que ali estava o berço do cristianismo e grande parte da civilização ocidental e que seria importante aí levar os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que connosco aprendem durante 12 anos os fundamentos do pensar e agir cristão”, explica ao EDUCRIS João Paulo Lopes.

Desta perceção ao projeto “foi um pequeno passo” pela “união de vontades entre os vários intervenientes”.

“Podemos dizer que a atividade é de EMRC, mas congrega a escola toda, a autarquia, as juntas de freguesias, alguns elementos fundamentais que trabalham em Roma e até uma empresa de advocacia que pró bono nos ajuda com as autorizações de saída do país”.

Numa viagem que “dá a oportunidade de ter uma aula ao ar livre” e que aprofunda “os diversos conteúdos que vamos trabalhando ao longo dos doze anos na disciplina”, os dias em Roma foram “de descoberta e de festa” e deram aos alunos “a possibilidade de conhecer mais sobre os primórdios do cristianismo”.

Numa escola com cerca de 98% dos alunos inscritos na disciplina o «Projeto Roma» contou com a participação dos diretores de turma e de 41 alunos.

“Em Roma contámos com o precioso auxílio do monsenhor Saturino, juiz no tribunal da Rota Romana, do consultor eclesiástico, o monsenhor Fernando Matos e do reitor de Santo António dos Portugueses, Agostinho Borges que são uma grande mais-valia para que este projeto tenha acontecido desta forma”, desenvolve.

Como “projeto da disciplina que congrega e é acarinhado pela comunidade escolar e civil”, o «Projeto Roma» teve, este ano, uma grande surpresa. A convite do Santo Padre os alunos e professores estiveram presentes na canonização da beata María Antónia de Paz y Figueroa.

“Foi uma grande surpresa para todos. Tínhamos agendado uma visita guiada ao Vaticano quando nos ligaram e nos deram conta do convite do Papa para estarmos presentes”.

João Paulo Lopes recorda a ocasião como “um momento de privilégio para alunos e professores” que participaram em momento “tão ímpar.

“Muitos dos alunos, e professores, nunca tinham estado numa canonização católica. Ali, onde só estavam autoridades religiosas e civis, maioritariamente da Argentina, e lá estávamos nós a poder testemunhar este momento indescritível”, afirma emocionado.

Em Roma o programa do «Projeto Roma» contou com visitas “às principais basílicas da cidade”, museus do Vaticano e ao santuário da «Scala Sancta», bem como a praças e diversos monumentos da cidade eterna.

Educris|15.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades