Taizé: «Semana Portuguesa» marca início da Quaresma na colina

1200 portugueses reúnem-se, por estes dias, na pequena aldeia do sul de França

A Comunidade Ecuménica de Taizé acolhe, durante esta semana, os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) das dioceses de Aveiro, Santarém e Viseu.

“Esta é uma experiência com vários anos na nossa diocese. Queremos proporcionar uma semana de oração e vivencia religiosa aos nossos alunos”, explica ao EDUCRIS Abel Dias, diretor do Secretariado Diocesano de Educação Cristã.

Na pequena aldeia do sul da borgonha, em França, a comunidade ecuménica reúne cristãos de diferentes denominações, numa experiência de silêncio, trabalho comunitário, partilha e vários ateliers formativos.

“Aqui queremos que os nossos alunos vejam outras formas de estar em Igreja, com outras confissões, e este ano trazemos aqui quase 500 alunos do 11º e 12º anos”, desenvolve.

Os alunos, das diferentes dioceses, partiram no passado sábado, para uma “experiência diferente” que lhes vai permitir “ter uma experiência religiosa própria desta comunidade ecuménica”.

“Taizé tem ritmo próprio. Desde logo o trabalho, o silêncio, o voluntariado das várias tarefas… é uma experiência significativa de oração, de vivencia cristã. Taizé permite-nos não apenas o conhecimento do fenómeno, mas a possibilidade do encontro com Deus, com eles próprios e com os outros”.

Na «Semana dos Portugueses», como é apelidada pelos próprios religiosos de Taizé, Abel Dias espera que “os alunos sejam capazes de reconhecer o modo como esta comunidade nos acolhe e que tragamos o silêncio necessário à descoberta de si mesmos”.

Das escolas de Aveiro, e já na próxima quarta-feira, mais duzentos e cinquenta alunos juntam-se aos portugueses na colina. A estes somam-se, ainda, os o movimento juvenil COMTIGO, do Sagrado Coração de Maria.

Imagem: Taizé

Educris|12.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades