Bragança-Miranda: Secretariado de EMRC promove formação para docentes

Iniciativa decorre na Escola Superior de Educação de Bragança

O Secretariado de EMRC da Diocese de Bragança-Miranda promove, no próximo dia 27 de janeiro, um encontro de formação com os docentes da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica que lecionam naquela diocese.

Da iniciativa, que decorre na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança,  destaque para a "ação de formação de curta duração, a ser acreditada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Bragança Norte", designada de «Educação 4.0: Rumo à Excelência Digital Docente» e a apresentação do projeto «Pontes de Relação de EMRC na Escola».

"Iremos explorar plataformas, abordando o uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseadas na resolução de problemas, na aprendizagem por projetos, na aprendizagem cooperativa e na aprendizagem invertida, e aplicá-las na sua prática pedagógica, com o apoio das tecnologias digitais. Queremos, ainda apresentar este projeto inovador que consiste numa visita/reunião cuidada com todos os Diretores de Escolas e Presidente/Direção da respetiva Associação Pais/Encarregados de Educação", explica Jorge Novo, diretor do Secretariado da EMRC de Bragança-Miranda. 

Da agenda consta ainda uma apresentação acerca dos «recursos digitais» para a disciplina, que coninuam a ser elaborados por equipas de docentes e disponibilizados na plataforma Escola Virtual da Porto Editora.

“Um dos assuntos que nos ocupará nesta reunião tem a ver com a preparação dos concursos, nomeadamente o cuidado e a atenção com os ‘procedimentos’. Partilharemos as informações do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e teremos a presença de um convidado para nos ajudar”, explica o professor Jorge Novo, responsável pelo organismo.

O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida marca presença, ao final da manhã, e confraternizará depois, ao almoço, com os docentes.

Educris|22.01.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades