Fátima: «Semana Nacional» e «Recursos» para a disciplina são destaque no encontro de EMRC

Diretores diocesanos vão dialogar sobre as diferentes propostas para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica

Os diretores diocesanos responsáveis, em cada diocese, pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica reúnem-se este sábado, dia 13 de janeiro, em Fátima, para uma reunião de trabalho que vai analisar as várias propostas, de âmbito nacional, para a disciplina ao longo do ano letivo.

“Esta reunião centra-se, em parte, nos procedimentos do concurso de professores deste ano e apresenta, aos diretores diocesanos, tudo o que está já realizado, e continuará a ser elaborado, quer nos manuais tradicionais quer nos recursos digitais”, explica António Cordeiro, coordenador do departamento de EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Os responsáveis vão ficar ainda a conhecer a proposta para a XIIª edição do Encontro Nacional dos alunos de EMRC do Ensino Secundário, que se realiza em Bragança, a nova edição do Interescolas do 1º Ciclo e a Semana Nacional da EMRC que decorre, em todo o país, de 27 a 31 de maio.

“Pretendemos que esta semana seja, antes de mais, um tempo de comunhão, celebrando a identidade da disciplina, o seu importante contributo para a educação integral, focada nos valores entre os quais a liberdade”, explica ao EDUCRIS o professor Jorge Novo que vai coordenar a iniciativa.

Sob o tema «EMRC, lugar de encontro com a liberdade» a Semana Nacional foi apresentada aos diretores e equipas dos secretariados diocesanos da disciplina na reunião do passado dia 28 de outubro, em Fátima e vai agora refletir acerca das várias estratégias para a sua implementação.

“Queremos uma semana que seja um tempo de participação, livre e colaborativa, no planeamento, na execução e na avaliação das atividades e iniciativas a serem levadas a cabo”, procurando “envolver os alunos, os professores de EMRC e os restantes colegas, os não docentes, os pais e encarregados de educação, afinal, a comunidade educativa”, completa Jorge Novo.

Com as vagas para a formação «‘Livres habitamos a substância do tempo’: religião, educação e Liberdade», dinamizada pela Universidade Católica Portuguesa com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) já totalmente preenchidas são esperadas novas propostas formativas para o grupo disciplinar 290.

A iniciativa realiza-se na Casa São Nuno, em Fátima com início marcado para as 10h00 deste sábado.

Educris|12.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades