Vila Real: «Arte de cuidar» reuniu professores de Educação Moral e Religiosa Católica

D. António Augusto de Azevedo destacou importância de continuar o caminho de “anulação dos dramas relacionados com os abusos”

A «Arte do cuidar» foi o tema que reuniu, no último sábado, cerca de duas dezenas de professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Vila Real na Biblioteca do Seminário.

Presente na sessão D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) apelou à continuação de um trabalho profundo que ponha termos aos dramas relacionados com os abusos.

“Precisamos como Igreja de continuar o caminho de progressão na anulação dos dramas relacionados com abusos sexuais de menores, reforçando a importância de tornar os espaços eclesiais mais seguros, espaços esses que também são pertença dos docentes de EMRC”, apelou.

Alegrando-se com os números estatísticos relativos à inscrição dos alunos na disciplina de EMRC, que mostram “a diocese de Vila Real a ocupar posição de destaque a nível nacional”, o prelado enfatizou a “importância crucial das escolas no cumprimento da missão educativa da Igreja”, elogiando “o notável trabalho desenvolvido pelos docentes sempre persistentes e empenhados na sua missão”.

No segundo encontro de docentes de EMRC deste ano letivo o coordenador da Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da diocese, José Carlos Gomes da Costa e António Francisco Caseiro Marques, acentuaram “o papel da Comissão e do Grupo VITA” que “se tem centrado no combate aos abusos na Igreja através da identificação ativa de situações problemáticas e da promoção de ações preventivas aos abusos no seio da Igreja ou organismos a ela diretamente ligados”.

José Carlos Gomes da Costa lembrou que “proteção dos mais frágeis é missão da Igreja” e deu a conhecer o «Guia de Boas Práticas» e o «Manual de Prevenção» em uso na Diocese de Vila Real e elaborados a partir das indicações do grupo VITA.

“O professor é sempre um modelo, na escola e na vida. O exemplo é sempre a única forma de educar e a atitude daquele que ensina nunca é neutra quer no contexto escolar quer comunitário. O seu testemunho marca indelevelmente a experiência e a personalidade dos seus educandos”, explicitou.

Seguindo as recomendações proativas enumeradas pelos Grupo VITA e Conferência Episcopal Portuguesa, o coordenador da Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis da Diocese de Vila Real apresentou um código de conduta, com comportamentos a promover, a evitar e proibidos, utilizando a “imagem do semáforo” para fazer a representação da ideia.

Na zona verde, encontram-se “as relações saudáveis, integradoras e de respeito face ao outro; as relações de cuidado, as que potenciem ambientes seguros e as não-virtuais em vez das relações virtuais”.

Por outro lado, na zona amarela é de “evitar a comunicação verbal e não-verbal ambígua, intrusiva, com conteúdo erotizado, as interações a sós, isoladas, em locais fechados e o ‘seguir’ ou ‘ser amigo’ nas redes sociais”.

Por último na zona vermelha, foram assinalados como comportamentos proibidos “as conversas sexualizadas, agressivas ou humilhantes (também nas redes sociais), os gestos e comportamentos sexualizados, as relações preferenciais ou privilegiadas, a visualização de conteúdos inapropriados e todo o tipo de contacto físico inapropriado”.

Num momento de reorganização da EMRC dentro do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC), os responsáveis diocesanos são nota de uma “integração bem-sucedida do departamento de EMRC na vida pastoral da Diocese” e destacam “a relevância deste envolvimento para a concretização da missão da Igreja”.

Na parte final da reunião abordou-se o funcionamento da disciplina de EMRC e apresentaram-se as atividades previstas para o ano letivo em curso.

A direção do SDEC encorajou os presentes a participar nas atividades organizadas pelo Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC), com destaque para o Encontro Nacional de Ensino Secundário, que decorre em Bragança nos dias 12 e 13 de abril, com o mote “Eco(s) do Coração!” e o Encontro Nacional do 1º Ciclo, que Fátima acolhe a 24 de maio.

A Semana Nacional de EMRC tem lugar de 27 a 31 de maio, sob o tema: “EMRC, lugar de Encontro com a Liberdade”.

Também a nível diocesano vai realizar-se um Encontro de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica no próximo dia 30 de abril na cidade do Peso da Régua.

Educris|11.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades