UCP: «Religião, educação e Liberdade» com inscrições abertas

Iniciativa decorre online e aprofunda o tema da liberdade e partir da experiência do "25 de abril de 1974"

Estão abertas, de hoje, dia 3 de janeiro, até ao próximo dia 10 de janeiro, as inscrições na formação «‘Livres habitamos a substância do tempo’: religião, educação e Liberdade».

A proposta formativa da Universidade Católica Portuguesa, através da Faculdade de Teologia, dirige-se aos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e decorre, em formato online, de 6 de fevereiro a 10 de março de 2024.

“Esta formação visa proporcionar aos docentes de EMRC um contexto favorável ao aprofundamento do seu papel enquanto mediadores neste processo de transmissão cultural, no qual a escola toma parte, fazendo da «memória de Abril» um lugar privilegiado para pensar o que é educar para ser livre”, lê-se na nota enviada hoje ao EDUCRIS.

Num ano em que Portugal assinala o 50º aniversário do «25 de abril de 1974» a formação pretende “construir vias pedagógicas para uma abordagem construtiva a essa memória coletiva” mais do que “um revisitar a historiografia do acontecimento”.

“Para a cultura da Escola, importa encontrar nessa memória uma âncora para compreender os valores em jogo, hoje, e projetar o futuro”, desenvolve a missiva.

Com um total de 25 horas (15 horas online síncronas e 10 horas assíncronas), o curso realiza-se em regime de e-learning recorrendo a “análise documental, plenários de debates e reflexão, partilha de experiências, análise de casos, produção e apresentação de recursos pedagógico-didáticos e partilha de metodologias”.

“Prevê-se que os conteúdos abordados e os materiais produzidos prolonguem no tempo os efeitos da ação”, esperam os dinamizadores da proposta.

O «Curso de formação contínua de professores» conta com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e tem o limite de 60 vagas.

Educris|03.01.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades