Aveiro: 120 Presépios em exposição no Agrupamento de Escolas de Ílhavo (Cvídeo)

Iniciativa evoca os 800 anos da primeira representação do presépio por São Francisco de Assis

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, na região de Aveiro, dinamiza uma exposição com presépios “realizados pelos alunos e suas famílias” em “materiais reciclados”.

“Este ano assinalamos os 800 anos do presépio de Greccio, onde São Francisco de Assis representou, pela primeira vez a cena da natividade de Jesus. Quisemos assinalar este aniversário e desafiámos os alunos a recordar e a refletir sobre a importância e valor simbólico do presépio na nossa vida, tendo em conta a Carta Apostólica que o Papa Francisco escreveu no ano de 2019 com o título Sinal Admirável, sobre o significado e valor do Presépio”, explica ao EDUCRIS o professor Filipe Tavares.

No total a exposição, que pode ser visitada nas Bibliotecas Escolares da EBJFPB e ESJCCG do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, conta com 120 presépios “cheios de cor, detalhe e beleza”, realizadas pelos alunos e suas famílias.

“A proposta que presidiu ao desafio permitiu aos alunos, e suas famílias, realizarem um caminho comum, em casa, construindo um Presépio em família. Tendo em conta também toda a inspiração de São Francisco de Assis, tão reforçada pelo Papa Francisco, o Presépio em casa deveria ser original, feito com materiais reciclados, marcando a preocupação ecológica, para a qual o Papa Francisco tanto tem alertado, como mostra a Encíclica Laudato sì  (2015) e, mais recentemente, a Exortação Apostólica Laudate Deum  (2023)”, completa do docente.

Educris|20.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades