Lisboa: «O Presépio é parte da identidade cultural», professor Luís Natário (Cvídeo)

Num agrupamento de escolas com mais de 20 nacionalidades a presença do Presépio “marca o tempo das festividades natalícias

Às portas de Lisboa os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas da Damaia voltaram a dinamizar uma atividade onde o “presépio ocupa um lugar central”.

“Todos os anos procuramos marcar este tempo apresentando aos nossos alunos, a partir das aprendizagens da EMRC, o sentido do Natal e os vários símbolos e tradições”, explica ao EDUCRIS o professor Luis Natário.

Na edição deste ano o desafio passou por “escrever mensagens sob a forma de estrela” que foram espalhadas por diversos lugares e se concentraram “junto ao presépio tradicional erguido no hall central” da sede daquele Agrupamento de escolas.

“Todos foram convidados a escrever uma mensagem. Uns fizeram-no em inglês, outros em português e nas suas próprias línguas”, desenvolve.

Com alunos provenientes de mais 20 nacionalidades diferentes a marca da “diversidade cultural” está bem visível, o que não invalida, a apropriação e explicação do tempo que se vive.

“A grande maioria da comunidade educativa, com alunos, pais, professores, auxiliares e alunos, é muito sensível a esta época natalícia. Na preparação todos aderiram livremente e com entusiasmo porque, sem dúvida, o Presépio é parte da Identidade Cultural”, sustenta.

No ano em que se celebram os 800 anos do Presépio de Greccio, a primeira representação viva do nascimento de Jesus, atribuída a São Francisco de Assis, os professores de EMRC do Agrupamento de escolas da Damaia levaram este ‘símbolo maior da época festiva’ até uma das escolas do primeiro ciclo “onde ainda não existiam decorações de Natal”.

“Os mais novos criaram ovelhas que foram colocadas num grande painel natalício, atividade dinamizada no ano passado na escola sede de agrupamento”, concretiza o docente.

Educris|19.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades