«Semana da EMRC quer envolver as comunidades educativas», Jorge Novo

Iniciativa decorre de 27 a 31 de maio de 2024

A plataforma virtual Zoom foi, no passado dia 28 de novembro, o “lugar de encontro” de cerca de duas dezenas de representantes dos secretariados diocesanos responsáveis pela Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

Na primeira sessão de trabalho, que prepara a Semana Nacional da disciplina, Jorge Novo, na qualidade de coordenador desta atividade, afirmou-se “muito entusiasmado com o tema e com o modo como todos se quiseram envolver”, numa iniciativa que quer ser sobretudo “reflexo do pensar e do sentir da própria EMRC”.

“O tema da semana «um lugar de encontro com a liberdade» é central para a disciplina e acontece no contexto da própria celebração dos 50 anos do 25 de abril”.

O coordenador considera que a abordagem da EMRC “vai para além das questões da liberdade política”, pois a disciplina “busca a profundidade do ser humano livre e das suas implicações na vida em comunidade, em referência à Pessoa de Jesus”.

Presente na reunião, António Cordeiro, coordenador da disciplina no Secretariado Nacional da Educação cristã (SNEC), deu conta do desejo de realizar uma semana que “seja agregadora dentro de cada sala de aula, de cada escola, comunidade envolvente e se estenda a todas as dioceses”.

“Desejamos que cada secretariado olhe para a realidade local e identifique necessidades e potencialidades que podem ser expressas em atividades a realizar ou a partilhar no âmbito desta semana”.

Os professores das várias dioceses presentes, refletiram sobre algumas propostas e apresentaram possíveis linhas de ação para fazer desta iniciativa envolvimento, encontro, partilha e alegria em educar ao jeito cristão, com a EMRC. A vontade compartilhada quer preencher a semana nacional da EMRC com uma dinâmica “interdisciplinar e integradora de todos”.

Ficou agendada para janeiro próximo outra reunião com os representantes diocesanos, recolhendo as propostas de ação nas escolas e nas dioceses.

Educris|04.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades