Semana Nacional dá a conhecer disciplina de EMRC como «Lugar de encontro com a liberdade»

Iniciativa decorre de 27 a 31 de maio de 2024

A Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) vai dar a conhecer-se como “um lugar de encontro com a liberdade” nas escolas portuguesas.

“Pretendemos que seja, antes de mais, um tempo de comunhão, celebrando a identidade da disciplina, o seu importante contributo para a educação integral, focada nos valores entre os quais a liberdade”, explica ao EDUCRIS o professor Jorge Novo que vai coordenar a iniciativa.

A proposta «EMRC, lugar de encontro com a liberdade» foi apresentada aos diretores e equipas dos secretariados diocesanos da disciplina na reunião do passado dia 28 de outubro, em Fátima.

“A EMRC é tão lugar de liberdade que se vive, desde o início, quando o aluno efetua a sua matrícula”, desenvolve o responsável.

Para Jorge Novo a semana nacional vai permitir “um tempo de participação, livre e colaborativa, no planeamento, na execução e na avaliação das atividades e iniciativas a serem levadas a cabo”, procurando “envolver os alunos, os professores de EMRC e os restantes colegas, os não docentes, os pais e encarregados de educação, ao fim e ao cabo, a comunidade educativa”.

“Queremos que as diferentes iniciativas, a levar a cabo, se enquadrem desde a sala de aula, passando pela escola, diocese e o todo nacional. Que todos se sintam envolvidos e em rede, para que haja iniciativas em todos os âmbitos”.

Numa organização do Departamento de EMRC do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), a iniciativa vai contar com a “colaboração de um representante de cada Diocese” e com “todos os que somos EMRC”, pois “estamos convocados para sonhar e impulsionar o lugar e o papel da EMRC na escola e na sociedade”.

Em breve a organização espera ter “novidade” para apresentar para esta iniciativa.

Educris|09.11.2023

Notícia atualizada a 14.11.2023 com alteração das datas de realização da Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades